Senado vota projeto aumentando tempo de filiação partidária
Bornhausen disse que deseja limitar o troca-troca de partido, exigindo um mínimo de identidade e estabilidade na relação entre o candidato e sua agremiação. Ele explicou que seu propósito é forjar quadros partidários que não sejam tão voláteis como os que integram a maioria das siglas brasileiras. O projeto saiu da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania com parecer favorável do senador Sérgio Machado (PSDB-CE).
Os senadores votam também projeto do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), convocando plebiscito sobre a desestatização da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf). O parlamentar propõe que o plebiscito se realize nos estados abrangidos pelas atividades de geração, transmissão e distribuição de energia da hidrelétrica. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Também nesta quarta-feira, o Plenário vota, em segundo turno, proposta de emenda constitucional do senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) que faz iniciar-se pelo Senado, e não pela Câmara, os projetos concernentes à Federação ou que interfiram nas relações entre os estados. Se aprovado, o texto segue para votação na Câmara.
Serão ainda debatidos dois projetos exigindo a renúncia de governantes que desejarem disputar a reeleição. O primeiro é do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que exige a renúncia, seis meses antes do pleito, dos governadores e prefeitos. O outro, do senador Nabor Júnior (PMDB-AC), exige a renúncia dos governadores, prefeitos e do presidente da República.
24/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que altera regras da filiação partidária
Aprovado projeto que amplia prazo de filiação partidária
PROJETO DE SÉRGIO MACHADO DISCIPLINA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
Senadores votam projeto que amplia prazo de filiação partidária
PROJETO SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SERÁ APRECIADO EM AGOSTO PELA CCJ
PROJETO SOBRE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA.SERÁ DISCUTIDO EM NOVA REUNIÃO DA CCJ