Senadora Heloísa Helena é contra extinção da Sudene



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) também protestou contra a decisão anunciada pelo governo de extinguir a Sudene. "Embora eu tenha sido informada de que o ministro Fernando Bezerra (da Integração Nacional) teria voltado atrás na decisão em reunião que manteve com os governadores do Nordeste, é importante que o Senado debata este assunto", afirmou.

Para a senadora, o problema da Sudene, e das outras superintendências de desenvolvimento regional, é o seu uso político. "Muitas vezes elas são vítimas dos discursos demagógicos e são tratadas como matéria orgânica do parasitismo da elite econômica e política do país", comentou. Heloísa Helena disse ainda que se houvesse uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a Sudam, a Sudene ou os bancos estaduais, muitas irregularidades seriam descobertas.

Heloísa Helena defendeu que mais importante do que preservar ou extinguir as estruturas das superintendências regionais é estabelecer mecanismos de controle que impeçam o desvio de recursos e o mau uso de dinheiro público. "Tem que haver um controle social para impedir que elas sejam usadas como caixinha de objeto pessoal por quem quer que seja".

20/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-senadora Heloisa Helena vai participar da sessão

Simon homenageia ex-senadora Heloísa Helena

Randolfe Rodrigues informa que ex-senadora Heloísa Helena já está em casa

Suassuna protesta contra extinção da Sudene

Parlamentares são contra a extinção da Sudam e da Sudene

Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene