Senadores apresentam prioridades e aprovam 31 projetos



Após acordo entre os líderes do governo e da oposição, que apresentaram à Mesa uma relação de projetos de seu interesse, o Senado aprovou na noite desta terça-feira (1º) uma lista de 31 projetos de lei e três requerimentos sobre os quais havia consenso. Os demais itens das duas listas apresentadas - uma do governo e outra do PSDB - deverão ser apreciados nesta quarta-feira.

VEJA MAIS

Segue para sanção presidencial, por exemplo, proposta de criação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública para processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, até o valor de 60 salários mínimos. A proposta, de autoria senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi aprovada na forma de substitutivo da Câmara dos Deputados.

Entre essas matérias votadas, previamente discutidas nas comissões, destacam-se, por exemplo, o substitutivo da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao projeto de lei da Câmara (PLC 69/01) que determina que o atendimento de urgências e emergências médicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seja prestado pela iniciativa privada, mediante ressarcimento, quando o SUS não tiver condições de garantir assistência.

Outra matéria aprovada foi o PLS 303/08, da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que autoriza a criação Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste (BDCO). Também foi votado o projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que dispõe sobre a realização de plebiscitos para a criação do Estado do Carajás.

Os senadores apreciaram ainda o PLS 320/09, que concede o benefício do Bolsa Atleta aos atletas-guias dos para-atletas; além de emendas da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a projeto de resolução (PRS 62/09) que trata da comprovação de adimplência de devedor de recursos da União.

A votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 41/08), que institui piso salarial para policiais civis e militares e bombeiros militares, bem como do substitutivo ao PLS 150/06, que trata da repressão ao crime organizado, também foram transferidos para esta quarta-feira.

Raíssa Abreu / Agência Senado



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores apresentam 560 projetos de lei em 2013

Idosos apresentam sugestões de projetos de lei aos senadores

Senadores aprovam requerimentos sobre tramitação de projetos

Senadores aprovam projetos que estruturam área de museus

Senadores aprovam quase 100 projetos no esforço concentrado

SENADORES APROVAM TRAMITAÇÃO CONJUNTO PARA VÁRIOS PROJETOS