Senadores aprovam projeto que regulamenta transferência de presos



O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei da Câmara (PLC 9/08) de autoria do Poder Executivo que regulamenta a transferência e a inclusão de presos em estabelecimentos federais de segurança máxima. Como foi aprovada sem modificações, a matéria vai a sanção.

De acordo com o texto aprovado, podem requerer a transferência o próprio preso, o juiz ou a autoridade administrativa do presídio. Sobre a transferência, deverão ser ouvidos o Ministério Público, a defesa do preso, a autoridade administrativa e o departamento Penitenciário Nacional (Depen), ao qual caberá indicar o estabelecimento penal federal mais adequado para receber o transferido.

Se houver extrema necessidade, o juiz poderá determinar a transferência imediata do preso, podendo decidir, mais tarde, pela manutenção ou não dessa medida. Ao final do processo, se o pedido de transferência for acatado, deverá ser definido o prazo de permanência do preso na instituição de segurança máxima - que não poderá ser superior a 360 dias, renovável, excepcionalmente, por igual período - e a autoridade policial deverá ser comunicada sobre a transferência.

A lei determina também que, uma vez encerrado o prazo de permanência do preso no estabelecimento de segurança máxima, ele deverá ser recebido de volta obrigatoriamente pelo estabelecimento original. Além disso, não poderá ser ultrapassada a lotação máxima dos estabelecimentos federais.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam projeto de Tião Viana que regulamenta aplicação dos recursos da saúde

Senadores aprovam transferência de recursos para estados

CCJ aprova projeto que regula transferência de presos para prisões de segurança máxima

Senadores aprovam 'Projeto dos Sacoleiros'

CRE APROVA TRATADOS DE TRANSFERÊNCIA DE PRESOS

Senadores aprovam projeto que dá autonomia para a Unipampa