Senadores conversam com ministro de Cuba sobre apoio à libertação de cubanos presos nos EUA
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrila, reuniu-se com senadores na manhã desta quinta-feira (29), quando pediu apoio internacional para a libertação de cinco cubanos que estão detidos nos Estados Unidos acusados de terrorismo, mas que são considerados por Cuba como presos políticos. O encontro ocorreu na liderança do PT no Senado e contou com a presença de integrantes do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, formado por senadores e deputados.
Na agenda do chanceler cubano, havia também encontros com o presidente do Senado, José Sarney, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Em reunião, nesta quarta-feira (28), com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, Parrila fez o mesmo apelo para a solução do impasse.
De acordo com o chanceler, o apoio internacional à causa pressionará a libertação dos prisioneiros e proporcionará a correção de uma "injustiça".
- Eu quero agradecer ao Parlamento brasileiro pela postura em defesa dos direitos humanos internacionais. Pode-se afirmar que, para o nosso povo, é motivo de muita emoção ver a atuação deste Grupo Parlamentar em defesa de Cuba - disse ele.
O Grupo Parlamentar Brasil-Cuba existe há 22 anos e atualmente é presidido pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que comentou a atuação e o apoio dos parlamentares ao pedido cubano.
- Nós soubemos da campanha mundial por essa libertação e conseguimos uma autorização do governo norte-americano para fazer uma visita oficial e formal aos prisioneiros. O documento está em tramitação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) - afirmou a senadora.
Também participaram do encontro os senadores José Pimentel (PT-CE) e Lídice da Mata (PSB-BA).
29/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputado cubano agradece apoio de parlamentares brasileiros em caso de presos cubanos nos EUA
Brasil e Irã dialogam sobre libertação de presos, em Nova York
Dilma e primeiro-ministro sueco conversam sobre crise no Oriente Médio e Rio+20
Vanessa Grazziotin lê nota de associação de cubanos que pede aos EUA libertação de prisioneiros e fim do embargo à ilha
Suplicy pede libertação de jovens presos nos Estados Unidos
Paulo Paim defende mudanças que podem levar à libertação de presos