Senadores criticam adiamento para março da votação do fim do fator previdênciario



O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Jayme Campos (DEM-MT), criticou o adiamento da votação, na Câmara dos Deputados, de projeto que acaba com o fator previdenciário (PL 3.299/2008), mecanismo que considera o tempo de contribuição, a alíquota e a expectativa de sobrevida do segurado para o cálculo da aposentadoria.

O assunto foi levantado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) na reunião da CAS desta quarta-feira (5). Nesta semana, o presidente da Câmara, Marco Maia, acertou com líderes partidários a formação de uma comissão especial para analisar o assunto, o que adiará a votação do projeto pelo menos até março de 2013.

Jayme Campos lembrou que o Senado já fez vigílias pela aprovação da matéria e considerou “falta de respeito com o trabalhador brasileiro” o adiamento da votação. Já Ana Amélia observou que o texto em exame pelos deputados é consenso entre os líderes sindicais.

A senadora disse que o texto atual é o "melhor possível" e um avanço em relação às regras em vigor.

- O pior dos mundos é manter como está. Qualquer avanço é melhor, mas nem isso foi possível - disse Ana Amélia, ao reconhecer o esforço das lideranças sindicais e, em especial, do senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto original (PLS 296/2003).

Paim disse ter sido pego de surpresa pelo adiamento, uma vez que esperava a aprovação do fim do fator até o fim deste ano. Ele afirmou que os deputados querem votar a proposta, que teria apoio também do ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

O senador chegou a questionar a independência do Legislativo em relação ao Executivo.

- Que Congresso é esse? O outro lado da rua [referindo-se ao Palácio do Planalto] dá um grito e não votamos porque a presidente pode vetar. Que vete! Mas temos que votar - disse Paim, ressaltando que a discussão do fim do fator previdenciário começou há mais de dez anos.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores criticam adiamento da votação de novo indexador para dívidas dos estados

Senadores criticam adiamento na votação da reforma política na Câmara

Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário

Representantes dos aposentados cobram votação de projeto sobre fator previdenciário

Paulo Paim lê nota em que centrais sindicais cobram votação do fim do fator previdenciário

Jayme Campos: senadores fizeram história ao aprovar reajuste de aposentadorias e fim do fator previdenciário