Zambiasi propõe criação de fórum mundial dos parlamentos
Em busca de uma solução que possa acabar com a guerra no Iraque, e -considerando que a legitimidade conferida pelo voto popular é indissociável dos parlamentos-, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) propôs nesta quarta-feira (2) que a Presidência do Senado Federal assuma a iniciativa de criar um fórum mundial de parlamentos para a paz. De acordo com o senador, o fórum não competiria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e poderia colaborar na elaboração de propostas que permitam uma nova relação entre as nações.
- Quem no universo das instituições tem mais autoridade para discutir, denunciar, frear confrontos belicosos, senão o Parlamento? A última palavra para a guerra é dada pelos respectivos congressos das nações envolvidas. Portanto, quando falham as negociações dos representantes dos países no Conselho de Segurança da ONU, e tantas vezes fracassam por servilismo à vontade dos poderosos e aos interesses econômicos, resta aos parlamentos a autoridade para dizer não aos senhores da guerra - afirmou.
Segundo Zambiasi, o Brasil vive um momento propício para liderar um movimento com esse objetivo, pois temos um presidente da República que se posicionou frontalmente contra o conflito no Iraque. Para ele, o presidente do Senado, José Sarney, conta com o prestígio e a visibilidade política necessários para avalizar e comandar esta iniciativa. -Considere, presidente, a oportunidade de convocar seus colegas de outros congressos para comporem este fórum-. Sugeriu.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou a popularidade que Zambiasi tem no Rio Grande do Sul como radialista, as campanhas eleitorais vitoriosas e o trabalho de assistência social, como a Toca do Zé, dedicada à recuperação de pessoas dependentes de drogas. O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a proposta de Zambiasi e lembrou a campanha eleitoral -do mais alto nível- em que disputaram as duas vagas para o Senado.
O senador Duciomar Costa (PTB-PA) disse que é preciso buscar formas de recuperar a credibilidade da ONU. O senador Marco Maciel (PFL-PE) considerou que o tema tem muito a ver com o Senado, pois, além de ser a Casa da Federação, também é a Casa da política externa. Ele ainda destacou os esforços do Papa João Paulo II pela paz.
Os senadores Hélio Costa (PMDB-MG), Aloizio Mercadante (PT-SP), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentaram Zambiasi pela proposta e destacaram sua capacidade política. Suplicy sugeriu que o senador encaminhe a sugestão por meio de requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) destacou a presença em Plenário do presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez (PTB-PR).
O presidente do Senado, José Sarney, cumprimentou Zambiasi e disse que vai encaminhar à Comissão Diretora a -sugestão generosa e pacifista- de criação do fórum. Ele também disse que o discurso de Zambiasi sensibilizou os senadores e sensibilizará, -com certeza-, os parlamentares do mundo inteiro.
02/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasília pode sediar o Fórum Mundial dos Parlamentos para a Paz
Zambiasi propõe no Fórum da Liberdade lei para subsidiar ação social
Zambiasi diz que não há democracia sem parlamentos respeitados
Fórum Mundial de Ciência propõe novo modelo de desenvolvimento
Zambiasi propõe criação de fundo para desenvolver parte do Rio Grande do Sul
Zambiasi propõe criação de área de livre comércio em Santana do Livramento