Senadores debatem sobre atividades da Embrapa no exterior



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza neste momento audiência pública para conhecer os trabalhos feitos no exterior pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Sob a presidência de Valter Pereira (PMDB-MS), os senadores ouvem o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Marco Farani.

A finalidade do debate, proposto pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), é discutir as alterações feitas pela Medida Provisória (MP) 504/10 na lei que criou a Embrapa (lei 5.851/72) para permitir à empresa realizar pesquisas no exterior.

Para isso, a MP incluiu parágrafo que permite à Embrapa exercer suas atividades fora do território nacional. Tais atividades, pela medida, devem integrar o objeto social da empresa e ser realizadas em conformidade com o seu estatuto social.

Outro parágrafo inserido pela MP estabelece que a empresa tenha sede em Brasília. No entanto, para o bom desempenho de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e experimentações agropecuárias, a empresa poderá manter órgãos regionais ou locais em qualquer parte do país.

Mais informações a seguir



07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem discutir atuação da Embrapa no exterior

Senadores e embaixadores debatem comércio exterior do Brasil

SENADORES DEBATEM SOBERANIA BRASILEIRA SOBRE A AMAZÔNIA

Senadores debatem participação da PF em investigações sobre Zoghbi

SENADORES LAMENTAR SILÊNCIO DE BRAGANÇA SOBRE CONTA NO EXTERIOR

Promulgada lei que permite atuação da Embrapa no exterior