Senadores querem discutir atuação da Embrapa no exterior



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta terça-feira (23), requerimento de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) de realização de audiência pública para que sejam apresentados os trabalhos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior.

O objetivo é subsidiar a discussão e votação da Medida Provisória (MP) 504/2010, que autoriza a criação de escritórios e representações da empresa no exterior. A MP, que modifica a lei que autorizou a criação da Embrapa (Lei 5.851 de 1972), está em exame na Câmara dos Deputados. Deverão ser convidados para a audiência o diretor-presidente da estatal, Pedro Arraes, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Marco Farani.

Goellner disse considerar como de grande importância o trabalho realizado pela Embrapa no Brasil e em âmbito internacional. Por isso, em sua avaliação, é importante ouvir os diretores para saber quais são os trabalhos a serem realizados e a forma como a instituição atuará.

Já a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) considerou relevante discutir o trabalha da ABC. Segundo a parlamentar, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), presidida por ela, vem realizando, em conjunto com a Agência, um trabalho de qualificação de trabalhadores e produtores em Angola e deverá atuar também em Moçambique. Essas ações fazem parte de um acordo de cooperação para combate à fome e à extrema pobreza no continente africano, segundo as metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela ressaltou ainda os trabalhos de pesquisa da Embrapa na África.

O presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), disse considerar importante a institucionalização do trabalho da Embrapa o exterior, empresa cuja relevância ele afirmou ser reconhecida pelos integrantes da comissão.

23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem discutir problemas na atuação da Sudene

Promulgada lei que permite atuação da Embrapa no exterior

Chega ao Congresso MP que libera atuação da Embrapa no exterior

Senadores debatem sobre atividades da Embrapa no exterior

Senadores defendem novos mecanismos para fortalecer atuação da Embrapa

Senadores querem discutir futuro da Ancine