Senadores defendem aprovação de fundo para o São Francisco



O senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), relator da Comissão Especial de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, defendeu a aprovação do Fundo para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco, mesmo reconhecendo que os recursos alocados serão poucos, em torno de R$ 210 milhões ao ano. Ele destacou que o dinheiro poderá ser utilizado como contrapartida para alavancar recursos externos para desenvolver o Vale do São Francisco.

Outro integrante da Comissão Especial do São Francisco, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) registrou que o rio atualmente passa por um momento difícil, em que até o transporte fluvial praticamente desapareceu. Ele acrescentou que os recursos até agora destinados à conservação do São Francisco têm sido insuficientes. O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) pediu que os administradores dos recursos do fundo apliquem integralmente em benefício do rio todo o montante arrecadado.

- Espero que não se repita o que ocorreu com a CPMF - disse o senador, afirmando que enquanto a arrecadação com a contribuição ia para a área de saúde, o governo retirava parcela importante dos recursos que destinava anteriormente ao setor.

A aprovação do Fundo do São Francisco, na opinião do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), resgata na prática o compromisso de todos os brasileiros com o rio conhecido como da "integração nacional". Ele disse que com os recursos alocados poderá haver avanços na revitalização, recomposição das matas ciliares, recuperação ambiental e desassoreamento do rio. Lindberg Cury (PFL-DF) observou que a revitalização do rio também pode incentivar o turismo e desenvolver economicamente a região.

Na avaliação da senadora Marina Silva (PT-AC), as autoridades deveriam agir preventivamente na preservação dos recursos naturais do país e não deixar para tomar as iniciativas depois que os problemas estão agravados, como no caso do São Francisco.

- Depois de poluído, degradado e completamente inviabilizado é que se discute a alocação de recursos - lamentou.

O senador Amir Lando (PMDB-RO) afirmou que o fundo "vai devolver a possibilidade de dar à região seca e tórrida do Nordeste as veias da vida que a água há de propiciar". Para a senadora Heloísa Helena (PT-AL), a situação atual do São Francisco retrata o que significa para o Nordeste as oligarquias.

- Mostra a decadência, a incompetência e a insensibilidade política dos que durante anos foram donos do poder - criticou.

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lamentou que o Plenário tenha rejeitado em sessão anterior emenda de sua autoria destinando parte dos recursos do fundo para estudos sobre a viabilidade da transferência de águas do Rio Tocantins para o São Francisco.

10/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores defendem aprovação da PEC Paralela dos Vereadores

Senadores defendem aprovação de reforma político-partidária

Senadores esperam que Câmara aprove PEC que cria o Fundo de Revitalização do S.Francisco

Participantes de audiência defendem aprovação de convenção da OIT para empregadas domésticas

Debatedores defendem aprovação de marco legal para as universidades comunitárias

Plenário vota Fundo para o rio São Francisco