Plenário vota Fundo para o rio São Francisco



O Senado vota nesta quarta-feira (12) proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o Fundo para Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco. De autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposta estabelece que o fundo será constituído por 0,5% da arrecadação de todos os impostos da União, depois de deduzidas as vinculações e participações constitucionais. A receita estimada é de R$ 210 milhões por ano.

A pauta do Senado inclui a discussão de outras três PECs. Uma delas, de autoria do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), determina que o Pantanal Sul-mato-grossense será considerado patrimônio nacional, a exemplo do que já ocorre com a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar e o Pantanal Mato-grossense. Em defesa de sua emenda, Tebet argumenta que 66,5% da área do pantanal encontra-se no Mato Grosso do Sul e apenas 33,5% no estado do Mato Grosso.

As outras propostas tratam do acúmulo de empregos públicos por profissionais de saúde. O Senado decidirá se arquiva proposta que faculta aos dentistas a acumulação de dois cargos nos quadros da administração pública. Isso porque a proposta estará prejudicada se o Plenário aprovar, na mesma sessão e em segundo turno, iniciativa da deputada Jandira Feghali que autoriza qualquer profissional de saúde a acumular dois cargos.

11/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprovou fundo para revitalização do Rio São Francisco

Plenário pode votar Fundo de Revitalização do Rio São Francisco

PLENÁRIO VOTA FUNDO DE TERRA

PLENÁRIO VOTA ACESSO A FUNDO PARTIDÁRIO

Plenário vota alteração na distribuição de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador

Senadores defendem aprovação de fundo para o São Francisco