Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)



Alagoas

José Renan Vasconcelos Calheiros (PMDB), 47 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, foi eleito pela primeira vez ao Senado em 1994. Atualmente é o líder do seu partido na Casa. Entre 1998 e 1999 foi ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso. Entre 1979 e 1991, foi eleito deputado estadual e duas vezes deputado federal. Em 1990 ocupou o cargo de líder do governo de Fernando Collor na Câmara dos Deputados. É casado e pai de três filhos.
Suplentes: José Wanderley Neto e José Oliveira Costa

Teotônio Brandão Vilela Filho (PSDB), 51 anos. Economista graduado pela UnB, com especialização em Administração de Empresas, iniciou-se na vida pública em 1986, quando conquistou seu primeiro mandato para o Senado, sendo um dos senadores mais jovens da história republicana (35 anos). Reeleito em 1994 para o segundo mandato, quando ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Casa (1995/1996). É casado e tem dois filhos. O pai, Teotônio Vilela, morto em 1983, foi senador da República.
Suplentes: Valquíria Alves Brandão César e João Evangelista Costa Tenório

Bahia

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (PFL), 75 anos. Médico e jornalista, foi eleito pela primeira vez para um cargo público em 1954 (deputado estadual). Chegou à Câmara dos Deputados em 1962. Prefeito nomeado de Salvador (1967-1970), três vezes governador da Bahia (a última vez entre 1991-1995), presidente da Eletrobrás (1975), ocupou o Ministério das Comunicações no governo Sarney (1985-1990). Eleito senador em 1994, foi duas vezes presidente da Casa. No ano passado renunciou ao cargo para evitar um processo de cassação por violação do painel eletrônico do Senado.
Suplentes: Hélio Corrêia de Mello e Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior

César Augusto Rabello Borges (PFL), 53 anos. Casado, seis filhos, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, ex-professor universitário, consultor de engenharia, empresário e ex-presidente da Junta Comercial do Estado. Deputado estadual por dois mandatos entre 1982 e 1990, secretário estadual de Recursos Hídricos no governo de Antônio Carlos Magalhães (1991-1995), vice-governador entre 1995 e 1999, ano em que assumiu o governo da Bahia. Licenciou-se este ano para concorrer ao Senado.
Suplentes: Aílton Araújo Sepúlveda e Djalma Alves Bessa

Ceará

Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), 53 anos. Eleito três vezes para o governo cearense entre 1987 e 2002. Este ano disputou pela primeira vez uma vaga no Legislativo. É natural de Fortaleza, empresário, formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-presidente nacional do PSDB, partido que ajudou a fundar nos anos 80. Casado, tem três filhos. O pai, Carlos Jereissati, também ocupou uma vaga no Senado na década de 60.
Suplentes: Francisco das Chagas Alcântara Macedo e Francisco Assis Machado Neto

Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PPS), 39 anos. Atualmente cumpre o primeiro mandato de deputada estadual no Ceará. Ex-mulher do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PPS), Patrícia entrou para a vida política pela porta do movimento estudantil de Fortaleza, nos anos 70. Foi eleita vereadora de Fortaleza em 1996, com um número recorde de votos. Dois anos depois, entrou na Assembléia Legislativa. Formada em Pedagogia, tem três filhos com Ciro Gomes.
Suplentes: Francisco de Assis Almeida Filho e Francisco Flávio Torres de Araújo.

Maranhão

Roseana Sarney Murad (PFL), 49 anos. Filha do ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), Roseana vem de uma família com tradição política. Secretária do pai quando ele ocupou a Presidência da República (1985-1990), enfrentou as urnas pela primeira vez em 1990, elegendo-se deputada federal. Em 1994 tornou-se a primeira mulher a ganhar eleições para o governo de um estado. Reeleita em 1998, chegou a ser lançada como pré-candidata à Presidência, mas acabou desistindo em março deste ano. Formada em Ciência Sociais, é casada e tem uma filha.
Suplentes: Ildon Marques de Souza e Luís Carlos Bello Parga

Edison Lobão (PFL), 65 anos. Jornalista e advogado, iniciou a vida pública em 1979, quando elegeu-se deputado federal, reelegendo-se em 1983. Entrou para o Senado em 1987. Entre 1991 e 1994 foi governador do Maranhão. Reelegeu-se para o Senado em 1995. Atualmente é o 1º vice-presidente da Casa e vice-líder da bancada do PFL. Casado, três filhos, começou a vida profissional como jornalista, com passagens pela Rede Globo e os jornais Correio Braziliense e Última Hora (já extinto).
Suplentes: Remi Ribeiro Oliveira e Edison Lobão Filho.

Paraíba

José Targino Maranhão (PMDB), 66 anos. Advogado e empresário, Maranhão está na política desde 1954, quando elegeu-se deputado estadual, sendo na época considerado o mais jovem parlamentar do Brasil. Reeleito por mais três legislaturas, chegou à Câmara dos Deputados em 1982, onde ficou até 1990. Em 1969 teve o mandato na Assembléia Legislativa cassado por 10 anos pelo regime militar. Secretário da Agricultura nos anos 60, foi duas vezes governador do estado (de 1995 a 2002).
Suplentes: Antônio Porcino Sobrinho e Roberto Cavalcanti Ribeiro

Efraim de Araújo Morais (PFL), 50 anos. Engenheiro civil, cumpre atualmente o terceiro mandato de deputado federal e é o presidente do partido na Paraíba. Na Câmara já ocupou a primeira vice-presidência. Começou a carreira política na Assembléia Legislativa, em 1983. Nesta casa, ocupou a presidência. Deputado estadual por duas legislaturas, é casado, tem três filhos e é natural da cidade de Santa Luzia (PB).
Suplentes: Marta Eleonora Aragão Ramalho e Fernando Rodrigues Catão



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Ceará é o terceiro em investimentos federais no Nordeste, diz Maranhão

Senadores eleitos na Região Sul

Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste

Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)