Senadores eleitos na Região Nordeste (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)



Pernambuco

Marco Antonio de Oliveira Maciel (PFL), 62 anos. Nascido em Recife (PE), atual vice-presidente da República (desde 1995), ocupou diversos cargos políticos no país. Governador do estado natal (1979-1982), ministro da Educação e do Gabinete Civil durante o governo Sarney (1985-1990), presidente da Câmara dos Deputados (1977-1979), deputado estadual e senador, este último, sucessivamente entre 1982 e 1990, quando foi líder do governo e presidente nacional do PFL. Casado, três filhos, é advogado e professor titular de Direito Internacional Público da Universidade Católica de Pernambuco (licenciado).
Suplentes: Marcus Antonio Soares da Cunha e Gustavo Krause Gonçalves Sobrinho

Severino Sérgio Estelita Guerra (PSDB), 54 anos. Casado, três filhos, Sérgio Guerra é deputado federal, estando atualmente no terceiro mandato. Foi duas vezes deputado estadual e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Estado de Pernambuco. É formado em economia, com especialização em Economia Internacional pela Universidade de Harvard (EUA). Em 1989 foi representante do governo pernambucano na Comissão Internacional do Açúcar, Londres (Inglaterra).
Suplentes: João Batista de Melo Alves e Roberto Chaves Pandolfi

Piauí

Heráclito de Sousa Fortes (PFL), 52 anos. Deputado federal por cinco legislaturas (a última eleição foi para o período de 1999-2003), Fortes é natural de Teresina, de onde foi prefeito (1989-1992). Na Câmara dos Deputados ocupou a primeira vice-presidência e a vice-liderança do PFL. Também foi presidente do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis). É casado e tem três filhas.
Suplentes: José de Andrade Maia e Jesus Elias Tajra

Francisco de Assis de Moraes Souza (PMDB), 59 anos. Nascido em Parnaíba (PI), onde foi prefeito, ganhou o apelido de "Mão Santa" , que incorporou à vida política, quando exercia a medicina na cidade natal. Em 1994 foi eleito governador do estado, obtendo a reeleição em 1998. Em novembro de 2001 teve o mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico na reeleição ao governo. É casado e tem cinco filhos.
Suplentes: Severo Maria Eulálio Filho e Adalgisa Carvalho de Moraes Souza

Rio Grande do Norte

Garibaldi Alves Filho (PMDB), 55 anos. Formado em Direito, desde muito jovem exerceu a profissão de jornalista na Rádio Cabugi e no jornal Tribuna do Norte. Aos 19 anos tornou-se chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal. Eleito deputado estadual em 1970 e nos três pleitos seguintes, em 1985 foi escolhido o primeiro prefeito de Natal, por via direta, após o regime militar. Seis anos depois tornou-se senador da República, mas renunciou para assumir o governo do estado em 1995, conseguindo novo mandato em 1998.
Suplentes: Carlos Alberto de Oliveira Torres e João Faustino Ferreira Neto

José Agripino Maia (PFL), 57 anos. Natural de Mossoró, engenheiro civil, foi prefeito nomeado de Natal entre 1979 e 1982. Um ano depois elegeu-se para o governo do Rio Grande do Norte. Em 1986 foi eleito para o Senado. Novamente eleito para o governo entre 1991 e 1994, conseguiu novo mandato para o Senado, onde hoje ocupa a liderança do PFL na Casa. No Senado já ocupou a Presidência da Comissão de Serviços de Infra-estrutura. É casado e tem dois filhos.
Suplentes: José Bezerra de Araújo Júnior

Sergipe

Antônio Carlos Valadares (PSB), 59 anos. Advogado e químico, foi prefeito da sua cidade natal, Simão Dias (SE) no final dos anos 60. Elegeu-se deputado estadual por duas vezes a partir de 1970. Entre 1975 e 1976 foi presidente da Assembléia Legislativa. Vice-governador (1983-1986), obteve o mandato para o governo de Sergipe entre 1987-1990. Em 1994 foi eleito para o Senado Federal. Tem dois filhos.
Suplentes: Paulo Carvalho Viana e Elber Batalha de Góes

José Almeida Lima (PDT), 49 anos. Sergipano de Santa Rosa de Lima, é advogado e começou a vida política como líder estudantil. Foi vice-prefeito de Aracaju (SE), e assumiu a Prefeitura entre 1994 e 1996. Deputado estadual com dois mandatos, é o presidente do PDT no estado.
Suplentes: Nivaldo Fernando dos Santos e Max José Vasconcelos de Andrade



07/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores eleitos na Região Norte (Rondônia,Roraima e Tocantins)

Senadores eleitos na Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Pará)

Senadores eleitos na Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba)

Senadores eleitos na Região Sul

Senadores eleitos na Região Sudeste

Senadores eleitos na Região Centro-Oeste