Senadores elogiam decisão da OMC sobre subsídios norte-americanos ao algodão
Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) elogiaram a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que autorizou o Brasil a retaliar os Estados Unidos pela concessão de subsídios aos seus produtores de algodão. Para o senador Gerson Camata (PMDB-ES), foi uma vitória muito importante, resultado de uma negociação conduzida com muita habilidade pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Na opinião do senador, a CRA deveria enviar cumprimentos formais ao ministro e solicitar o uso do trunfo em futuras negociações para derrubada de subsídios em áreas como cítricos ou mesmo para o fim das sobretaxas impostas para importação de produtos têxteis.
O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) também disse considerar que a retaliação aos Estados Unidos não seria uma boa medida. Ele sugeriu o uso da vitória junto à OMC como "moeda de troca" nas negociações relativas a outros produtos agrícolas como o etanol e os biocombustíveis.
O presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), afirmou que a vitória serve para afastar qualquer tipo de receio de se recorrer a organizações internacionais para resolver contendas que têm trazido prejuízos para os produtores brasileiros.
01/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores debatem decisão da OMC contra subsídios aos produtores americanos de algodão
Senadores aprovam retaliação brasileira a produtos norte-americanos em defesa do algodão
Osmar Dias defende ação na OMC contra subsídios norte-americanos
Senadores elogiam decisão do TSE sobre Lei do Ficha Limpa
Senadores elogiam decisão TSE sobre fidelidade partidária
Senadores elogiam decisão da Mesa de promover sessões de debates temáticos