Senadores protestam contra falta de quórum para ouvir ministro da Justiça
Ao levantar questão de ordem, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) reclamou do baixo número de senadores presentes no Plenário nesta segunda-feira (10) e lembrou que todos os parlamentares foram convocados com antecedência para a sessão, excepcionalmente deliberativa numa segunda. Para ele, além do prejuízo para a votação de matérias, a ausência dos senadores impede que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, possa comparecer ao Senado ainda nesta semana para dar explicações sobre o caso da quebra do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
- Todos os senadores deveriam estar aqui. Fomos convocados com antecedência pelo próprio presidente Renan Calheiros, [argumentando] que teríamos matérias para votar e que o ministro poderia vir dar esclarecimentos sobre o rumoroso caso em que seu nome aparece. O ministro se propôs a dar explicações e não é justo que ele queira vir ao Congresso e isso não possa ser feito por falta de quórum. Não tem quórum porque os senadores não estão sendo descontados em folha. Se não há número, a culpa não é de Thomaz Bastos, mas sim da Casa. Falo isso mesmo contrariando a posição de meu partido - disse o senador.
Os senadores Tião Viana (PT-AC) e Mão Santa (PMDB-PI) concordaram com a cobrança do senador Antonio Carlos. Tião Viana reafirmou a disposição de Márcio Thomaz Bastos em comparecer ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre o caso Francenildo.
- Ele está pronto para cumprir seu papel esclarecedor e dirimir qualquer dúvida sobre sua conduta. Gostaria de isentá-lo de qualquer culpa, pois razões de quórum não podem ser utilizadas para justificar que o Congresso não irá ouvir o ministro - disse Tião Viana.10/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores querem ouvir ministro da Justiça sobre Operação Porto Seguro
Falta de quórum impede instalação de comissão mista da MP que dá status de ministro ao presidente do BC
DUTRA PROTESTA CONTRA FALTA DE QUORUM NA CAE
Senadores protestam em Plenário contra decisão de Quintanilha de arquivar processos contra Renan
OSMAR DIAS PROMETE MEDIDAS CONTRA A FALTA DE QUORUM NA CAS
Senadores protestam contra declaração de Lula