Senadores querem acelerar trabalhos em outubro e há até sugestão de rodízio para garantir quórum
O Senado deve retomar o ritmo de trabalho ainda neste mês, apesar do adiamento do desfecho do processo eleitoral para o segundo turno, em 31 de outubro, tanto para a escolha do novo presidente da República quanto para que se conheça o nome dos governadores de diversos estados.
Há quem defenda até adotar um esquema de rodízio para garantir o quórum e promover votações a cada semana. Foi o que sugeriu o senador Demostenes Torres (DEM-GO), um dos parlamentares que comentaram o assunto nesta quarta-feira (6).
- Aqui na Casa, alguns foram reeleitos e outros derrotados. Então, poderíamos fazer um rodízio com o mínimo de doze senadores a cada semana, para votar ao menos os projetos terminativos, tanto na CCJ como nas demais comissões - propôs Demostenes.
Ainda na avaliação do senador, que também preside a CCJ, com tantos senadores (81) seria possível a Casa funcionar "com toda tranquilidade" até 31 de outubro. No entanto, lamentou o parlamentar, muitos estão com a atenção apenas na eleição presidencial.
- Isso acaba mostrando uma fragilidade de nosso Poder. Nós somos independentes ou não? - questionou.
Para o vice-lider do PT, senador Eduardo Suplicy (SP), manter uma agenda semanal de votações é importante tanto para o governo como para a oposição. Ele defende a realização de sessões deliberativas pelo menos nas terças e quartas-feiras. Como alternativa para a conciliação dos trabalhos da Casa com as campanhas nessa nova fase, Suplicy defende a antecipação para quarta-feira de atividades normalmente realizadas na quinta - caso das reuniões da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), como já ocorreu nesta quarta-feira.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) concorda que é necessário entendimento para que o Senado e todo o Congresso afastem o risco de paralisia durante o mês outubro. Ele manifestou a sua expectativa de um acordo com os governistas para que sejam realizadas sessões deliberativas em Plenário nas quartas-feiras.
06/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores da CCT querem aproveitar lei da banda larga para garantir custeio de TVs comunitárias
Senadores querem regras claras para garantir pagamento de créditos trabalhistas a empregados
Senadores querem garantir mais recursos ao Projeto Rondon e ao programa Forças no Esporte
Frente Parlamentar da Saúde apresenta sugestão para garantir CPMF
ACM SUGERE CORTE DE JETON E PLANTÃO PARA GARANTIR QUORUM
Alvaro Dias critica falta de quórum para instalação dos trabalhos da CPI da Petrobras