Senadores querem que poupadores sejam ressarcidos das perdas com planos econômicos
Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realizada nesta quinta-feira (14), sobre os direitos dos cidadãos prejudicados pelos planos econômicos Bresser, Collor I e II e Verão, o senador José Nery (PSOL-PA) condenou a postura das instituições bancárias e financeiras instaladas no país que, em sua opinião, escondem informações sobre possíveis depósitos existentes nas contas de poupadores que, no passado, investiram e saíram prejudicados, principalmente em relação à caderneta de poupança.
José Nery defendeu uma ação conjunta do Congresso Nacional, a ser coordenada pela CDH, no sentido de que seja encontrada uma saída concreta destinada a resgatar o dinheiro devido aos poupadores, ao mesmo tempo em que aplaudiu decisão do juiz federal Antonio Carlos Campelo, que concedeu liminar determinando que as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) no Pará prorroguem por mais 90 dias o prazo para que poupadores peçam informações e tentem recuperar recursos oriundos de aplicações em caderneta de poupança no final dos anos 1980.
Já Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) defendeu que a apropriação indébita de recursos da população por parte de instituições bancárias ou financeiras seja considerada crime imprescritível. Se isso ocorrer, a qualquer momento os responsáveis poderão ser chamados à Justiça para restituir os recursos aos poupadores, comprovadamente devidos.
A senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE) lembrou que milhões de poupadores, com destaque para os mais pobres, perderam muito com a adoção dos planos Bresser, Collor I e II e Verão - nos anos 70, 80, e final de 90 - razão pela qual defendeu a aprovação de medidas destinadas a resgatar direitos atingidos. Já o senador Wilson Matos (PSDB-PR) disse que toda a sociedade "teve perdas astronômicas" com aqueles planos econômicos, mas ressaltou que a União não tem condições de pagar sozinha a conta.
14/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH vai debater situação de poupadores prejudicados por planos econômicos
MALDANER QUER ESTADOS E MUNICÍPIOS RESSARCIDOS POR PERDAS DO FEF
Governo foi omisso em relação a perdas de poupadores, avalia Heráclito
Senadores da Subcomissão de Saúde querem que agentes, conhecidos como "mata-mosquitos", sejam indenizados
Senadores querem alterar regimento para que pedidos de cassação sejam votados em sessão aberta
Senadores querem planos diretores municipais com mais segurança geológica