Governo foi omisso em relação a perdas de poupadores, avalia Heráclito



"O Brasil, hoje, amanheceu com filas catastróficas em casas bancárias",disse em Plenário o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ao registrar que terminou nesta quinta-feira (31) o prazo para que os brasileiros peçam na Justiça a correção das cadernetas de poupança, referentes às perdas do Plano Bresser, de 1987. Para Heráclito, o governo foi omisso por não ter divulgado amplamente o fim do prazo.

- Mais uma vez o governo brasileiro defende o banqueiro e não defende o assalariado, não defende o poupador; compromete o sistema e a confiança do cidadão no sistema de poupança - avaliou.

O senador lamentou também que o dinheiro que não for resgatado fique em poder dos banqueiros. Heráclito disse que o governo federal poderia ter baixado uma medida provisória para que o dinheiro não resgatado fosse destinado a investimentos nas áreas de educação e saúde no Brasil.

- Esse dinheiro pertence ao poupador brasileiro. Os banqueiros não tinham interesse nenhum em divulgar isso. Faltou ao Banco Central a responsabilidade de, através de editais, alertar o cidadão brasileiro que, de boa fé, investiu na poupança e teve prejuízos - disse Heráclito.

O senador elogiou as atividades do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) por ter trabalhado na defesa dos poupadores brasileiros em relação a esse ressarcimento das perdas do Plano Bresser e atuado com "uma dedicação reconhecida na proteção do consumidor". De acordo com Heráclito, o Idec ainda tenta beneficiar os poupadores, mesmo com o fim do prazo para que o cidadão entre com ação individual na Justiça.

- Essa ação, por meio do Idec, pretende fazer com que o poupador possa pedir a execução na Justiça, por intermédio de um advogado, para ressarcimento das perdas que sofreu com esse plano, independentemente da data do vencimento, que é hoje (31). É louvável - elogiou.



31/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem que poupadores sejam ressarcidos das perdas com planos econômicos

Tião Viana diz que Congresso é omisso em relação à clonagem humana

Heráclito culpa governo por ação da PF contra jornalistas da "Veja" e critica relação de Lula com a imprensa

Valadares: governo FHC foi omisso na questão dos transgênicos

Alvaro Dias diz que governo Lula apoia banqueiros contra poupadores

Arthur Virgílio acusa governo de promover o 'Estado omisso'