Senadores vão a Santarém verificar inoperância de hospital



Senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), juntamente com os três senadores pelo Pará - Flexa Ribeiro (PSDB), José Nery (PSOL) e Mário Couto (PSDB) -, deverão ir a Santarém (PA) verificar o motivo que impede o pleno funcionamento do Hospital Regional de Santarém, inaugurado em dezembro de 2006. Requerimento com essa finalidade foi aprovado nesta terça-feira (11) em reunião da CMA.

O senador Flexa Ribeiro, autor da iniciativa, informou que o hospital foi construído com recursos do estado do Pará, bem como com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com mais de R$ 100 milhões em investimentos. Disse ainda que o hospital funciona apenas durante o dia, de segunda a sexta-feira, para atendimento ambulatorial, apesar de estar equipado para atender cerca de 800 pessoas por dia e de possuir centro cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com equipamentos avançados.

Em abril deste ano, informou o senador, o Ministério Público Estadual realizou audiência pública e firmou compromisso com o governo do estado para que sejam adotadas as providências necessárias a fim de permitir o imediato funcionamento do hospital, o que, segundo Flexa Ribeiro, ainda não ocorreu. Em sua opinião, a inoperância do governo paraense está colocando em risco a saúde da população.

- A nossa Nação não pode se dar ao luxo de ter um investimento desse porte, para uma população carente, numa região que necessita de apoio na área de saúde, e o governo do estado não põe este hospital para funcionar plenamente - ressaltou.

O presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), comunicou que vai designar os senadores da comissão que vão compor a comitiva, bem como acertar com os senadores pelo Pará a melhor data para a visita a Santarém.



11/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto promete ir a Santarém protestar por hospital fechado

Comissão debaterá razões que impedem funcionamento de hospital em Santarém

Mário Couto volta a denunciar descaso com hospital em Santarém

Flexa Ribeiro apela por funcionamento total de Hospital de Santarém

Senadores vão verificar condições das usinas de Angra

Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti