Senadores vão debater crise financeira nos EUA



Atendendo a solicitação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai discutir a crise financeira vivida atualmente pelos Estados Unidos e sua influência nos mercados mundiais. O governo Obama tenta no momento obter do Partido Republicano, de oposição, apoio para elevar o limite de rolagem dos títulos do Tesouro dos EUA, de modo a continuar honrando os pagamentos a investidores.

A hipótese de o governo norte-americano dar um calote em seus credores vem sendo discutida por especialistas, pelo mercado e a imprensa, mas há quem a considere absurda. No centro do debate, estão as empresas de classificação de risco, que já anunciam rebaixamento do conceito dos Estados Unidos como devedores caso isso venha a ocorrer, ainda que por um curto período.

A audiência da CRE vai abrir o ciclo de debates programado para analisar, no segundo semestre, a economia dos Estados Unidos, ainda hoje considerada a mais importante do planeta.

Cristovam disse que os Estados Unidos vêm perdendo credibilidade desde a crise financeira mundial de 2008. Em sua avaliação, o quadro atual é similar à crise de 1929, que muitos anos antes do colapso já apresentava sintomas. O senador observou que países da Europa passam por problemas econômicos e que o Brasil deve estar preparado para enfrentar situações financeiras adversas nos próximos anos.

A crise deve ser discutida em encontro com todos os parlamentos do mundo, sugeriu Walter Pinheiro. Reunião com esse objetivo deve acontecer na Conferência Rio+20, em junho de 2012, de acordo com o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Walter Pinheiro previu que os problemas da Itália e da Grécia podem afetar o Brasil rapidamente. Segundo observou, os impactos nos mercados mundiais, atualmente, transmitem-se de forma instantânea.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



14/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prefeitos se reúnem no Senado para debater crise financeira

Senado poderá convocar Mantega e Meirelles para debater crise financeira

Senadores comentam a crise financeira

Senadores examinarão na terça MPs de combate à crise financeira

Senadores votam MPs para contornar crise financeira e socorrer países vítimas de catástrofes climáticas

Senadores retomam votações, propõem mudanças no regimento da Casa e medidas para contornar crise financeira