Sérgio Machado defende adoção do voto facultativo



Ao defender a adoção do voto facultativo no país, o senador Sérgio Machado (PSDB-CE) afirmou que a medida tem a aprovação da maioria da população brasileira, conforme pesquisas realizadas sobre o tema. O voto obrigatório, na opinião do senador, fere a democracia ao se tornar uma imposição e não um direito.

Machado disse que o elevado índice de abstenção que pode haver com a implementação do voto facultativo não ameaça a legitimidade dos eleitos, uma vez que o modelo atual de eleição não computa os votos em branco e os nulos.

O senador discorda do argumento de que o voto facultativo poderia ser usado para troca por "pequenos favores". Segundo Machado, esse tipo de negociação ocorre em grande escala no caso do voto obrigatório.

O voto facultativo, entende o senador, levará às urnas somente o eleitor disposto a investir num futuro melhor. Dessa forma, observou, os partidos políticos, deverão escolher seus candidatos de acordo com as aspirações da comunidade e conscientizar o cidadão da importância do seu voto.

16/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE SÉRGIO MACHADO PERMITE ADOÇÃO POR AVÓS E IRMÃOS DO ÓRFÃO

Ricardo Ferraço defende voto facultativo

Ricardo Ferraço defende voto facultativo e cobra debate

SÉRGIO MACHADO DEFENDE REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO

SÉRGIO MACHADO DEFENDE RESGATE DA DÍVIDA HABITACIONAL

SÉRGIO MACHADO DEFENDE ISENÇÃO PARA BENS DE INFORMÁTICA