Sérgio Souza defende financiamento público de campanhas



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu nesta quinta-feira (2) o financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais. Ao lembrar casos como o Mensalão, que começou a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, e o esquema de Carlinhos Cachoeira, que envolvem doações de campanha, o senador apontou a necessidade de mudanças na legislação.

– Na minha avaliação, mais uma vez os fatos demonstram a necessidade imperiosa de reformulação integral do nosso sistema de financiamento público, do nosso financiamento de campanha.

Para o senador, o sistema atual, com doações da iniciativa privada, cria uma distorção na finalidade do gestor público de trabalhar pelo bem comum, respondendo à sua consciência. Com o financiamento público, segundo Sérgio Souza, os candidatos seriam “devedores exclusivos do povo brasileiro”.

Além disso, o senador argumentou que o financiamento público facilitaria a fiscalização e promoveria campanhas mais “enxutas”, que forçariam os candidatos a apresentar, de forma clara e transparente, as ideias e propostas de campanha.

– Com isso, teríamos, ainda, um aprimoramento na qualidade do nosso processo eleitoral no que se refere a sua principal finalidade, de eleger os mais capazes para o desempenho do mandato e não o político que possui o melhor marqueteiro de campanha.

Elaborado pela comissão criada para discutir a reforma política, o projeto que estabelece o financiamento público das campanhas (PLS 268/2011) está pronto para a votação em Plenário. Segundo Sérgio Souza, no entanto, ainda há muita resistência ao assunto no Congresso.

Uma alternativa seria estabelecer regras de transição entre o modelo atual e o financiamento público. Para o parlamentar, esse caminho pode ser construído com o PLS 140/2012, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que cria o Fundo Republicano de Campanha e dispõe sobre as doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas para as campanhas eleitorais. A proposta tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e tem o próprio Souza como relator.



02/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza e José Pimentel defendem financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais

Sérgio Souza quer que CPI proponha financiamento público de campanha

Sepúlveda defende financiamento público de campanhas eleitorais

Quintanilha defende financiamento público das campanhas eleitorais

JEFFERSON DEFENDE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

Mozarildo defende financiamento público exclusivo de campanhas