Servidor inválido terá salário integral



O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20), por unanimidade e em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2012, que garante proventos integrais a servidores públicos aposentados por invalidez. Os senadores aprovaram a PEC em primeiro e segundo turnos sem alterações de mérito. Com isso, ela seguirá para promulgação sem precisar retornar para a Câmara dos Deputados.

A proposta vai ser promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, a ser agendada para os próximos dias. Além de receber o equivalente ao salário integral, os servidores que se aposentarem por invalidez passarão a ter a aposentadoria vinculada aos proventos dos colegas da ativa. A regra vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais que tiverem se aposentado por invalidez a partir de 1º de janeiro de 2004.

A União, os estados e os municípios terão 180 dias para rever os benefícios de quem estiver nessas condições e dos pensionistas relacionados à esse tipo de aposentadoria.

Prazo para correções

A PEC 5/2012 assegura ao servidor público que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 o direito de se aposentar por invalidez com proventos integrais e garantia de paridade. Dessa forma, o servidor público poderá receber proventos equivalentes à sua ultima remuneração, conforme a proposta, que determina vinculação permanente entre proventos de aposentados e a remuneração da ativa, com extensão aos inativos de todas as vantagens concedidas aos ativos.

A PEC determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com suas respectivas autarquias e fundações, procedam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004.

As emendas de redação apresentadas pelo relator apenas transferem a matéria das disposições transitórias para os dispositivos permanentes da Constituição. A apresentação de emendas de mérito obrigaria o retorno da proposta à Câmara, o que retardaria a tramitação da proposição.

 

Fonte:
Agência Senado
Agência Brasil



20/03/2012 21:04


Artigos Relacionados


MP DO SERVIDOR PÚBLICO EXIGE DEDICAÇÃO INTEGRAL

Servidor público portador de doença grave no fígado poderá ter direito a aposentadoria integral

Ameaçado o 13º salário do servidor

Alvaro Dias comemora garantia de salário integral a servidores aposentados por invalidez

Neuto de Conto quer salário integral para policiais aposentados por invalidez decorrente de atividade profissional

VALADARES CALCULA QUE SERVIDOR PERDERÁ METADE DO SALÁRIO