Serys anuncia proposta contra pagamento de convocação extraordinária



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comunicou ao Plenário, nesta sexta-feira (6), ter encaminhado à Mesa do Senado proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do pagamento extra aos parlamentares durante a convocação extraordinária do Congresso Nacional.

Serys destacou que em julho de 2003 devolveu o cheque de R$ 25 mil que havia recebido pela presença nas sessões extraordinárias e anunciou que fará o mesmo agora. A senadora esclareceu que não faz doação porque considera isso uma prática clientelista.- Devolvo o dinheiro aos cofres do Tesouro - disse.

A proposta, informou a senadora, foi assinada por 27 senadores mas pode ainda ser subscrita pelos parlamentares que o desejarem. Serys considerou a PEC de sua autoria "bastante importante" e anunciou seu voto favorável a uma proposta que reduz o recesso parlamentar, embora considere que tal medida dificultará o contato dos congressistas com as bases eleitorais.

Trabalho escravo

Em outro momento do discurso, Serys defendeu a imediata desapropriação, para fins de reforma agrária, das terras onde for constatado trabalho escravo. A senadora registrou a tomada de providências contra o trabalho escravo no país, ressaltando que o Ministério do Trabalho tem atuado nesse sentido com muita dignidade, afinco e competência. Mas observou que são necessárias ainda uma legislação rigorosa e a atenção permanente em relação a essa questão.

A senadora voltou a falar sobre as más condições das estradas brasileiras, e, em especial, daquelas situadas em Mato Grosso. Registrou que já foi arrecadado algo em torno de R$ 10 bilhões com a Contribuição sobre a Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e defendeu mais recursos para a recuperação de rodovias federais.

- É importantíssimo o repasse imediato de 25% da arrecadação da Cide. O governo está liberando 25% diretamente para os estados. Que outros 25% da Cide saiam do governo federal, através do Ministério dos Transportes, para as estradas federais dos nossos estados - defendeu.

Serys destacou que Mato Grosso tem gigantescas possibilidades de desenvolvimento e é o maior produtor de soja, algodão e carne do país e o segundo maior de uma série de outros produtos, como milho, feijão e derivados da cana-de-açúcar. No entanto, apesar dessa riqueza, observou, falta ao estado infra-estrutura.



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys vai devolver o dinheiro da convocação extraordinária

CCJ aprova PEC que acaba com pagamento em caso de convocação extraordinária do Congresso

JEFFERSON QUESTIONA ASPECTO ÉTICO DO PAGAMENTO DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Governo anuncia hoje sobre convocação extraordinária do Legislativo

Efraim é contra convocação extraordinária

Serys anuncia pagamento de prêmios do Projeto Xingu Mata Viva