Serys critica relatório do PFL sobre 10 meses de governo Lula



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez duras críticas a relatório do PFL sobre os dez primeiros meses do governo Lula. Ela afirmou que o documento apresenta diversas inconsistências, principalmente no que diz respeito aos dados da execução orçamentária de 2003. Segundo a senadora, o PFL compara os níveis de gastos com custeio e com investimento dos ministérios, levando a conclusões equivocadas.

- Os ministérios da área social executam quase que exclusivamente gastos de custeio, como merenda escolar, Fundef, livros didáticos, remédios contra Aids e outros mais. No conceito orçamentário, investimento está associado a um projeto ou obra, o que não é o caso dos ministérios sociais ou os ministérios do Planejamento ou da Fazenda - explicou a senadora.

A senadora também questionou os dados apresentados pelo PFL a respeito dos gastos do Ministério da Fazenda. O relatório indica despesas de R$ 948,9 bilhões, mas segundo Serys, esta cifra inclui o que foi pago com a dívida pública e com as transferências constitucionais aos estados e municípios.

- Os gastos, se apresentados corretamente, corresponderiam a R$ 5,6 bilhões - frisou, apresentando ainda um erro na análise da execução do Ministério dos Transportes de mais de 100%.

Serys comparou os gastos de 2003 com o mesmo período do ano passado, cuja execução foi feita pelo governo Fernando Henrique.

- A execução orçamentária das despesas discricionárias do Poder Executivo, em relação ao limite disponível, já atingiu 55,8% contra 46,3% no mesmo período do ano passado - afirmou.

No mesmo pronunciamento, Serys registrou o lançamento da campanha Camélias da Liberdade, no Rio de Janeiro, no próximo dia 17 de novembro, de combate à discriminação das minorias. A campanha é organizada pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap).



31/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys apresenta dados sobre expansão do setor elétrico no governo Lula

Marcon critica relatório do governo federal sobre o MST

Ideli rebate críticas aos primeiros meses do governo Lula

Hélio Costa vê avanços em nove meses de governo Lula

Paulo Paim analisa primeiros meses do governo Lula

Serys exalta realizações do governo Lula