Serys elogia critérios democráticos na elaboração da LDO



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) apresentou nesta terça-feira (1º) ao Plenário um relato da elaboração da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2009. Como relatora da matéria, Serys lembrou que essa peça orçamentária definirá os gastos públicos e priorizará as ações que serão levadas a cabo pelo governo federal por meio do Orçamento Geral da União.

Serys lembrou que o trabalho durou pouco mais de dois meses, período em que os parlamentares encarregados de aprimorar a proposta enviada pelo Executivo tentaram priorizar o que consideraram "realmente urgente e imediato para o Brasil", tendo analisado quase três mil emendas.

O critério de escolha das emendas foi o do interesse coletivo, em primeiro lugar. Assim, foram levadas em consideração primeiramente as emendas apresentadas coletivamente. Em seguida, aquelas apresentadas individualmente, mas cujo conteúdo estava presente em mais de uma emenda.

- Isso possibilitou o atendimento de um grande número de emendas, tornando o substitutivo de interesse coletivo do Congresso Nacional e não o somatório de interesses individuais - explicou a senadora, acrescentando que 95% dos congressistas foram atendidos em pelo menos uma emenda.

Meio ambiente

Serys referiu-se também em seu discurso à sua participação no Fórum Internacional de Parlamentares do G8+5, que discute mudanças climáticas. Reunidos em Tóquio, os parlamentares fecharam o documento que deverá ser a base para o protocolo que sucederá o Protocolo de Kyoto, a vencer em 2012. Esse documento foi fechado no fim de semana em Tóquio, capital do Japão. O assunto agora será examinado pelos líderes da Cúpula do G8+5, que estarão reunidos em Hokkaido, também no Japão, no próximo dia 8.

Durante o encontro em Tóquio, em que se discutiram temas como os biocombustíveis, o desmatamento e do comércio de carbono, estiveram presentes, além de Serys, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) e o deputado Antonio Palocci (PT-SP).



01/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys defende a elaboração de uma agenda positiva para o semestre

Serys pede a especialistas sugestão para elaboração de leis

Serys elogia recriação da Sudam

Serys elogia Plano Safra

Serys elogia programa de saúde bucal

Serys elogia curso de "software" livre