Setor elétrico monta plano de atendimento para o Ano Novo
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, presidiu reunião técnica de avaliação dos procedimentos de operação do sistema elétrico brasileiro durante as festividades de passagem do Ano Novo. Participaram da reunião dirigentes e técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema (NOS), empresas de geração, transmissão e distribuição do Grupo Eletrobrás e da Light.
O ONS apresentou os procedimentos que estão sendo adotados para aumentar a segurança do sistema e minimizar o impacto de eventuais ocorrências neste período de fim de ano: a redução dos intercâmbios, aumento da geração térmica próxima aos centros de carga e o impedimento a manutenções que não envolvam riscos a vida ou equipamentos, conforme previsto na Resolução CMSE nº 1/2005.
A Aneel informou que recebeu de todas as distribuidoras, com antecedência, os planos de atendimento utilizados no Natal e que serão executados na passagem do Ano Novo, inclusive com os contatos das equipes de operação e manutenção.
O Grupo Eletrobras informou que tomou todas as medidas para garantir um réveillon sem problemas de atendimento de energia elétrica.
A Light explicou como será a operação do seu sistema, em especial na orla da Cidade do Rio de Janeiro, para as festividades.
O ministro Edison Lobão avaliou que as medidas apresentadas “são muito relevantes” e a todos recomendou empenho no acompanhamento das condições do Sistema Interligado Nacional, “apesar da redução da carga que geralmente ocorre nestas datas”. O ministro também destacou a melhora no nível dos reservatórios das regiões Norte e Sudeste/Centro-Oeste e, em especial, da região Nordeste que passou, no corrente mês, de 22,2% para 30,3% do reservatório equivalente desta região.
Fonte:
27/12/2013 11:59
Artigos Relacionados
CI debaterá novo modelo para setor elétrico
Novo modelo para o setor elétrico tranca a pauta do Plenário
Fátima Cleide defende novo modelo para o setor elétrico
Fátima Cleide defende MPs com novo modelo para setor elétrico
José Jorge cobra novo modelo para o setor elétrico
Tourinho defende aprovação do novo modelo de gestão para o setor elétrico