Sibá defende a rotulagem de produtos transgênicos
O senador Sibá Machado (PT-AC) criticou nesta sexta-feira (29), em Plenário, os que defendem -a teoria do fato consumado- para lidar com a questão dos transgênicos no país e manifestou posição favorável à rotulagem desses produtos, à semelhança do que ocorre nos países europeus.
- Admito que o Brasil está correto quando determina o avanço na área tecnológica. Mas o fato consumado não pode ocorrer. A sociedade tem que ter opção de escolher se quer consumir produtos com organismos geneticamente modificados - disse o senador.
Sibá informou que o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, determinou que uma comitiva de parlamentares visite países da União Européia , como a França e a Bélgica, para conversar com os organismos que deliberam sobre os transgênicos. -O objetivo é verificar como a União Européia está trabalhando com essa questão dos organismos geneticamente modificados-, explicou, acrescentando que o Brasil e a UE aparecem como -exceções importantes- entre os grandes produtores de grãos que questionam os organismos geneticamente modificados (OGM).
O cultivo de soja transgênica - Roundup Ready - no Rio Grande do Sul, com sementes importadas clandestinamente da Argentina, e cuja comercialização da safra foi autorizada em caráter excepcional pelo governo, pode trazer prejuízos para outras áreas de plantio da lavoura naquele estado, conforme avaliação de Sibá. Isso porque, como explicou, não existe segurança de que as sementes modificadas geneticamente não se espalhem para outras zonas de produção gaúchas.
O senador lembrou o temor dos cientistas de que as características transgênicas de plantas domésticas possam migrar para seus parentes selvagens,-com conseqüências desastrosas- para o meio ambiente.
29/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS ANALISA ROTULAGEM DOS PRODUTOS TRANSGÊNICOS
Postal solicita rotulagem de produtos transgênicos
Rotulagem de transgênicos passa a ser obrigatória no Paraná
Sancionada lei que determina rotulagem de alimentos transgênicos
Rotulagem de transgênicos e outros projetos na pauta de votação desta tarde
MARINA DEFENDE MORATÓRIA PARA PRODUTOS TRANSGÊNICOS