Sibá quer revogar lei que regulamenta profissão de geógrafo



O senador Sibá Machado (PT-AC) quer revogar a legislação que disciplina a profissão de geógrafo, para impedir que qualquer portador de título de mestre e doutor em Geografia possa exercer essa profissão em todas as especialidades da área. Com o projeto (PLS 117/04) que apresentou, ele espera ver a matéria aprovada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais .

De acordo com o parlamentar, essa é uma antiga reivindicação da categoria, que não quer ver equiparada toda sua formação acadêmica de graduação e bacharelado a qualquer curso de pós-graduação em uma das subdivisões da Geografia.

"De fato, é inadmissível que um profissional de qualquer curso superior, com mestrado e doutorado em uma determinada especialização da Geografia, possa exercer a profissão em toda sua plenitude e abrangência", argumenta o senador na justificação do seu projeto.

Siba lembra que a legislação em vigor permite que um graduado em outro curso superior, mas especializado em qualquer ramo da Geografia Física ou Humana, como Climatologia ou Astronomia, pode se dedicar a todas as atividades de reconhecimento, levantamento, estudo, pesquisa e investigação científica nos campos da ciência geográfica.

No entender de Sibá, na prática isso significa que um economista com mestrado em Geopolítica pode exercer todas as atividades e atribuições relacionadas ao trabalho do geógrafo. Por isso, ele entende que a norma vigente fere princípios básicos da legislação profissional.



07/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado quer restringir os habilitados a exercer a profissão de geógrafo

Sibá Machado registra a passagem do Dia do Geógrafo

CAS regulamenta a profissão de "sommelier"

CAS regulamenta profissão de astrólogo

CE regulamenta profissão de turismólogo

Vieira quer revogar lei de contratação emergencial do IGP