Sibá quer tornar obrigatória a divulgação da quantidade de poluentes emitidos por carros



Tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), projeto de lei do senador Sibá Machado (PT-AC) que torna obrigatória a divulgação, ao consumidor, da composição e da quantidade de poluentes emitidos pelos veículos comercializados no país (PLS 15/08). Sibá acredita que, com essas informações, o consumidor poderá escolher de forma consciente o veículo mais eficiente e de menor potencial poluidor.

A matéria, relatada pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), altera a Lei 8.723, de 1993, que dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores. Essa lei impõe aos fabricantes de veículos a obrigação de divulgar aos concessionários e distribuidores as especificações e informações técnicas necessárias ao diagnóstico e regulagem do motor, seus componentes principais e sistemas de controle de emissão de poluentes. Estabelece também que os fabricantes de veículos automotores são obrigados a divulgar aos consumidores as especificações de uso, segurança e manutenção dos veículos em circulação.

O projeto acrescenta a essas obrigações a de divulgar aos consumidores as informações relativas à composição qualitativa e quantitativa das emissões veiculares. E acrescenta dispositivo para explicitar que as concessionárias devem manter disponível ficha técnica, para consulta pelos consumidores, com as informações sobre a composição e a quantidade dos poluentes emitidos pelos veículos comercializados.

O projeto receberá decisão terminativa na CMA.

03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ ALENCAR QUER TORNAR OBRIGATÓRIA EXECUÇÃO DAS EMENDAS PARLAMENTARES

Tourinho quer tornar obrigatória infra-estrutura urbana na venda de lotes urbanos

Marisa Serrano quer tornar obrigatória estocagem de vacinas e soros contra tétano e raiva

Projeto que obriga fabricantes a divulgar quantidade de gases emitidos por veículos deve ser votado na terça

Carros novos poderão ter selo de emissão de poluentes

Inmetro vai fiscalizar aditivo de carros que reduz emissão de gases poluentes