Simon anuncia emenda para restabelecer texto original sobre imunidade



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou que pretende apresentar proposta de emenda constitucional em março próximo para restabelecer o texto original do projeto aprovado pelo Senado que limita a imunidade parlamentar. Para ele, o texto que saiu da Câmara voltou ao Senado com mudanças, entre elas uma autorização para que a Câmara ou o Senado impeçam processos no STF contra parlamentares, desde que estas Casas assim decidam.

- Fui o primeiro no Senado a fazer proposta de mudança na imunidade. O projeto aprovado pelos senadores ficou anos nas gavetas da Câmara e agora os deputados nos enviam um projeto com alterações. Nosso projeto era melhor, mas vamos votar pela aprovação deste que a Câmara aprovou. É melhor do que nada - disse.

Simon falou na sessão extraordinária do Senado, realizada no início da noite desta quinta (13), destinada a discutir três propostas de mudanças na Constituição, inclusive a da imunidade. Com isso, ganha-se um dia na tramitação, o que permitirá sua votação ainda neste ano.

O senador Edison Lobão (PFL-MA) classificou a emenda da imunidade como "saneadora", lembrando que atualmente existe a interpretação de que o mandato pertence ao Parlamento. Assim, mesmo sem a concordância de um parlamentar acusado, o plenário pode rejeitar um pedido do STF para processá-lo.

Já o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) disse que a mudança na imunidade, permitindo que os parlamentares sejam processos por crimes comuns, evitará que sejam eleitas pessoas que buscam o mandato "só para escapar da justiça". Citou que um dos seus adversários nas eleições para o Senado, que gastou "uns 15 milhões de reais" na campanha, está sendo processado no Maranhão por várias fraudes. "Este senhor, se tivesse sido eleito, não estaria agora enfrentando a justiça."

Por sua vez, Gilvam Borges (PMDB-AP), que disse apoiar o projeto, sustentou ser necessário "não só a moralização do Congresso com este projeto das imunidades, mas um projeto de reestruturação moral da sociedade brasileira".

13/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon lembra emenda constitucional que alterou a imunidade parlamentar

Sarney defende texto original de projeto sobre sigilo de documentos

Errata: Sarney defende texto original de projeto sobre sigilo de documentos

Simon apresenta emenda para proteger excluídos e diz que Senado deve mudar texto da Previdência

Senadores divergem sobre texto da Câmara sobre imunidade parlamentar

Ministro da Educação pede a Sarney apoio para manter texto original do Prouni