Simon apela a Renan e Sarney por candidatura do PMDB
Em tom emocionado, em discurso que durou mais de uma hora, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo à ala governista de seu partido, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e ao ex-presidente José Sarney para que o partido tenha candidatura própria à Presidência da República nas eleições de outubro. Simon disse ter ouvido rumores de que haveria um movimento para transferir a convenção do PMDB, prevista para 11 de junho, para o dia 29 do mesmo mês, o que, na sua avaliação, enterraria de vez a tese da candidatura própria.
- Se o PMDB for para essa eleição sem candidato, poderá eleger grande número de deputados e senadores, mas o partido acabou.Agora, se oPMDB tiver uma linha, um princípio, pode ser um grande partido - apostou o parlamentar.
Para Simon, que foi líder do governo na gestão de Itamar Franco, o momento por que passa o país pede que haja um entendimento entre todos os partidos para a construção de uma frente em prol da reconstrução da Nação.
O senador gaúcho foi aparteado pelo colega de partido, Valdir Raupp (RO), que registrou o surgimento de um movimento no interior do PMDB com o objetivo de lançar o nome de Pedro Simon à Presidência da República. Agradecido, Simon disse que não há consenso em torno de seu nome, mas que percebe haver na população, desiludida com o PT e com o governo Lula, um movimento que representa um desafio e uma oportunidade para o PMDB assumir seu compromisso histórico com a democracia e com o projeto de reconstrução do país.19/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon se diz magoado com posição de Renan contrária à candidatura própria do PMDB
Simon considera consolidada candidatura própria do PMDB
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência em 2010
Simon critica Executiva do PMDB e defende registro da candidatura de Requião
Simon reafirma candidatura à Presidência e defende afastamento do PMDB do governo