Simon se diz magoado com posição de Renan contrária à candidatura própria do PMDB
Após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta terça-feira (23), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que defendeu a candidatura própria do PMDB à Presidência da República e que saía magoado com a manutenção da "posição contrária inflexível" por parte de Renan.
Renan disse ter explicado a Simon que, devido às circunstâncias de cada estado, à verticalização e à necessidade de proteger o partido, a convenção do último dia 13 havia decidido que o PMDB não apresentaria candidatura própria, fato que, a essa altura, seria algo de difícil reversão.
- Disse também a ele que, em função da deliberação da convenção, era chegado o momento das correntes do partido fazerem as suas escolhas com os nomes que estão postos: [Geraldo] Alckmin, Lula, Heloísa Helena, Roberto Freire, Cristovam Buarque etc. - acrescentou.
Para Simon, as candidaturas do PT e do PSDB vão levar o país a uma situação de muito desgaste e é muito importante que o PMDB tenha um candidato à Presidência da República.
- É o que as bases querem, é o que a sociedade quer. Poderia ser o Jarbas Vasconcelos, um nome que une todo o partido. Você não vê ninguém do PT ou do PSDB preocupado com um governador de estado a mais ou a menos. Ele estão preocupados com o que importa, que é a Presidência da República - afirmou.
Simon disse que Renan alegou ser "muito difícil" o PMDB ter candidatura própria, argumentando que a dificuldade estava na verticalização e nas candidaturas aos governos dos estados. O senador lembrou que, nos estados dos defensores do apoio à reeleição de Lula, o PMDB não tem candidatos, como em Alagoas, onde o partido apóia o candidato do PSDB.
- Exatamente os que estão mais apaixonados pela idéia de não ter candidato para fortalecer os estados são os que não têm nem candidato registrado, enquanto os que querem candidato à Presidência da República, nós no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso, são os que têm candidato e vão concorrer - disse.23/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon considera consolidada candidatura própria do PMDB
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República
Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência em 2010
Simon diz que desistência de candidatura própria é "maior paulada" que PMDB já levou
Pedro Simon volta a defender candidatura própria do PMDB à presidência da República
Simon apela a Renan e Sarney por candidatura do PMDB