Simon comemora candidaturas de Cristovam e Heloísa Helena
"No instante em que o presidente do Conselho de Ética da Câmara diz que a composição atual daquela Casa é a mais humilhante, a de mais baixa categoria que o país já teve, o Senado dá motivo de orgulho ao ter dois dos seus nomes escolhidos para disputar a Presidência da República: Cristovam Buarque (PDT-DF) e Heloísa Helena (PSOL-AL)". A comparação foi feita nesta terça-feira (20) em Plenário pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) que, apesar de lamentar que seu partido tenha desistido de lançar candidato próprio, disse sentir-se representado pelos dois.
Na avaliação do senador pelo Rio Grande do Sul, o ingresso de Heloísa e Cristovam na disputa pela cadeira de presidente da República vai acabar com o suposto dueto travado entre o PT e o PSDB "de quem mais fez mal ao país". Ele opinou que os dois candidatos terão oportunidade de orientar, esclarecer e, sobretudo, acordar a população brasileira.
Pedro Simon lembrou que na última eleição presidencial chegou a ser orientado por reitores a não falar mal do então candidato Lula, quando foi participar de debates em universidades. Ele destacou que naquelas ocasiões os auditórios sempre estavam repletos de estudantes e professores com bandeiras e distintivos do PT, além de fotografias de Luiz Inácio Lula da Silva.
- Dava gosto ver aquela empolgação, aquela convicção absoluta de que o país estaria no caminho certo se elegesse Lula presidente. Hoje você entra em uma universidade e não vê sombra do Lula. É uma coisa triste porque não é como no tempo do Collor. Você não escuta palavrão, nem percebe raiva ou ódio. O sentimento é de tristeza, mágoa, ressentimento e de sonhos desfeitos - disse Simon.
Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) concordou que as candidaturas de Heloísa Helena e Cristovam Buarque fomentarão o debate na campanha presidencial. Ele opinou que, em vez de uma troca de acusações, a população quer saber como cada um pretende melhorar a saúde e a educação e ampliar a oferta de empregos.20/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon homenageia ex-senadora Heloísa Helena
Mão Santa elogia campanhas de Heloísa Helena e Cristovam
Heloísa Helena comemora vitória da oposição na votação da MP da dívida rural
Simon diz que Heloísa Helena pode ter mais de 15% dos votos se "ficar mais branda"
Cristovam diz que o Brasil deveria permitir candidaturas sem partido político
Simon disse acreditar em entendimento sobre critérios para vetar candidaturas