Simon defende criação de fundo constitucional para a Metade Sul do RS
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (22), a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 66/2003) de sua autoria que institui o Fundo Constitucional de Financiamento da Messoregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Na avaliação do parlamentar, a metade sul de seu estado precisa, para que possa se desenvolver adequadamente, de incentivos fiscais e acesso diferenciado a recursos públicos para investimentos nas mesmas condições oferecidas aos estados do Norte e Nordeste.
De acordo com Simon, os níveis de IDH, taxa de analfabetismo, renda média e mortalidade infantil desses municípios da metade sul do Rio Grande do Sul não são compatíveis com o nível médio do estado.
Em sua análise, os principais fatores históricos do empobrecimento da metade sul do Rio Grande do Sul estão relacionados à existência de latifúndios na região, além do conservadorismo da classe empresarial e de sua falta de empreendedorismo.
— Esta emenda é o instrumento adequado para garantir um outro futuro às regiões envolvidas, proporcionando-lhes os meios para enfrentar os efeitos negativos de acordos multilaterais e elevando-as a níveis adequados de desenvolvimento econômico e social — disse Simon.
O senador gaúcho apontou ainda, como importante fator para o declínio da região a política belicista que predominou por várias décadas na região. Segundo ele, devido a preocupação dos sucessivos governos brasileiros, no século passado, com a possibilidade de eclosão de uma guerra entre Brasil e os vizinhos Argentina e Uruguai, várias leis federais estabeleceram restrições ao estabelecimento de empreendimentos industriais na região impedindo seu desenvolvimento.
22/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON DEFENDE PLEBISCITO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL EM 1999
SIMON DEFENDE SUA EMENDA QUE CONVOCA PLEBISCITO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL
SIMON DEFENDE REVISÃO CONSTITUCIONAL
Rollemberg defende mudanças no Fundo Constitucional do Centro-Oeste
Valadares defende criação de fundo para revitalização do Rio São Francisco
Expedito defende criação de fundo temporário para fiscalização de fronteiras