Simon diz que existe trama para esvaziar o Congresso



"Nem na época da ditadura militar o Congresso se viu reduzido à humilhação que vive hoje." A afirmação, motivada pela possibilidade das comissões parlamentares mistas de inquérito da Terra e do Banestado terem seus trabalhos inviabilizados, foi feita na noite desta quarta-feira (20), em Plenário, pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Ele levantou a suspeita de que existe uma trama para retirar do Congresso suas principais atribuições.

- Algo de muito grave, triste e melancólico, que nunca aconteceu no Congresso, está acontecendo agora. Não sei a origem, mas sei o objetivo. Estão querendo esvaziar do Congresso uma de suas missões mais importantes: a de fiscalizar. O direito de legislar, já nos tiraram, pois quem legisla hoje é o presidente da República, através de medidas provisórias - afirmou Pedro Simon.

Na avaliação do senador pelo Rio Grande do Sul, o Congresso transformou-se em um "atrapalho" para o Executivo. Para Simon, em vez de enviar um projeto para a Câmara, discutir a matéria com os líderes, aprová-la nas comissões e no Plenário, e depois acompanhar novamente toda a tramitação no Senado, o governo federal tem preferido editar uma medida provisória, já que ela entra imediatamente em vigor.

De acordo com o senador, até o ano passado o Congresso era a única instituição brasileira onde, com seriedade, responsabilidade e rapidez, eram apurados casos de corrupção. Ele lembrou que um diretor do Ministério da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso costumava comemorar quando eram instaladas CPIs, por considerar que com elas a Receita podia obter dados negados pela Justiça.

Ao invés de investigar, Simon disse que hoje existe um sentimento de boicotar as investigações. Ele criticou a decisão dos líderes ligados aos partidos da base do governo, que, em março deste ano, resolveram não indicar integrantes para a CPI dos Bingos. Destacando que CPI, constitucionalmente, é um direito da minoria, Simon declarou que a decisão mancha a história do Congresso e dos signatários do documento.



20/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon teme movimento para esvaziar CPI do Cachoeira

Simon denuncia tentativa de esvaziar CPis

Garçom que teria ouvido trama para assassinato de prefeito de Campinas presta depoimento

Demostenes alerta sobre trama contra sucesso do agronegócio

Agência Internacional de Energia Atômica manda esvaziar povoado no Japão

Simon: é preciso melhorar, para sempre, a imagem do Congresso