SIMON: GAÚCHOS ESPERAM RESSARCIMENTOS FEDERAIS



Durante a votação do projeto que autoriza o Rio Grande do Sul a refinanciar suas dívidas de R$ 9,4 bilhões, dentro do Programa de Apoio à Reestruturação e ao Ajuste Fiscal dos Estados, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou em plenário que os gaúchos esperam do governo federal ressarcimento por investimentos que fizeram em nome da União. O maior investimento foi na siderúrgica Aços Finos Piratini, que nos anos 70 passou para o governo federal.

A siderúrgica foi privatizada recentemente e o governo do Rio Grande do Sul "não recebeu nenhum centavo" pelos investimentos, disse Simon. "O governo gaúcho está assinando o ajuste fiscal com o Ministério da Fazenda, refinanciando dívidas, mas quer discutir à parte, mais tarde, o ressarcimento pelos investimentos que fez em nome da União", assinalou.

Além da siderúrgica, Simon citou o pólo petroquímico do Rio Grande do Sul, que também foi privatizado pelo governo federal. O estado investiu R$ 250 milhões no pólo e também nada recebeu da União, conforme o senador. Duas rodovias federais também foram asfaltadas com dinheiro do estado, em convênio com o Ministério dos Transportes, mas também não houve o repasse de verbas da União.

Os gaúchos - continuou Simon - também querem receber do governo federal os gastos que o estado fez na compra de 25 mil hectares de terras usadas na reforma agrária. Na época, ficou acertado que a União faria o ressarcimento para um fundo destinado a comprar novas terras para uso em reforma agrária.



30/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gaúchos cobram investimentos federais para a produção de carvão

Deputados gaúchos buscam apoio de parlamentares federais para as emancipações

Simon identifica criação de novas fronteiras com migração de gaúchos

Simon registra migração de gaúchos para os estados da Amazônia

Simon ressalta trajetória de gaúchos rumo ao Mato Grosso

PEDRO SIMON SOLICITA MEDIDAS DE PROTEÇÃO A PRODUTORES GAÚCHOS