Simon identifica criação de novas fronteiras com migração de gaúchos



"Diáspora gaúcha, a nova fronteira", uma homenagem à história do povo sul- rio-grandense e sua dispersão pelo território nacional, foi o tema do pronunciamento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) nesta sexta-feira (8), em prosseguimento a uma série de discursos que o parlamentar vem fazendo ao longo deste ano sobre o assunto.

Da tribuna, o senador pelo PMDB falou sobre as novas fronteiras gaúchas, expandidas por migrantes do Rio Grande do Sul, a partir de meados dos anos 70.

- Como é sabido, os agricultores do Rio Grande do Sul - ou catarinenses e paranaenses, por sua vez, descendentes de gaúchos - foram os protagonistas da monumental epopéia que foi a incorporação dos cerrados à produção agropecuária brasileira - destacou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, Simon também falou sobre a migração maciça de agricultores gaúchos para os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, além do Distrito Federal, classificando seus conterrâneos de "bandeirantes do século XX". Para o senador, com essa aventura, os gaúchos prestaram serviços relevantes à Nação.

Após discorrer sobre a migração gaúcha em cada um destes estados, Simon lembrou que, graças aos milhares de agricultores brasileiros, as contas externas nacionais vêm conseguindo manter-se no "azul". O parlamentar afirmou que o superávit nacional dos últimos anos tem sido garantido pelo campo, pelas exportações de grãos e de carne: "os nossos produtores rurais estão levando este país nas costas", resumiu.

- A essa gente, eu mando a minha saudação. Entre os produtores rurais deste país, os gaúchos ocupam um lugar de destaque porque foram eles que estenderam a produção gaúcha por todo o nosso território - disse Simon.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-governador do Distrito Federal, afirmou que a capital da República deve muito ao povo gaúcho, que "transformou Brasília em algo muito maior do que simplesmente a Capital da República".

Também o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento do colega, ao lembrar que Roraima, seu estado, deve igualmente muito ao povo gaúcho, principalmente em relação à produção, à produtividade e à tecnologia implantadas na região pelos sul-rio-grandenses.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidia a sessão, também fez uma homenagem ao pronunciamento de Simon, ao destacar que o povo gaúcho "ajudou a desbravar o território nacional".



08/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon registra migração de gaúchos para os estados da Amazônia

SIMON: GAÚCHOS ESPERAM RESSARCIMENTOS FEDERAIS

Simon ressalta trajetória de gaúchos rumo ao Mato Grosso

PEDRO SIMON SOLICITA MEDIDAS DE PROTEÇÃO A PRODUTORES GAÚCHOS

Pedro Simon destaca contribuição dos gaúchos para o agronegócio brasileiro

Simon quer criar fundo para dinamizar economia de 98 municípios gaúchos