Simon: governo cumprirá acordo e PEC paralela será votada na Câmara



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestou a certeza de que o Senado irá aprovar, por unanimidade, a PEC nº 77, a chamada emenda paralela à reforma da Previdência Social. Ele também previu neste sábado (6) que o governo cumprirá os compromissos assumidos com a oposição e votará, o mais rápido possível, a proposta na Câmara dos Deputados.

Pedro Simon disse que o Senado vive -um momento histórico- em virtude dos acordos políticos firmados em torno da proposta paralela, que classificou de alto nível. Ele afirmou que o Senado, com a apresentação da PEC paralela, fez o que pôde para melhorar a proposta de reforma da Previdência, apesar de reconhecer que as conquistas não são as ideais.

Para Simon, o Senado não pode continuar sendo uma espécie de cartório destinado somente a carimbar as propostas encaminhadas pelo governo ao exame da Casa. O Senado deve -impor a sua vontade-, defendeu, alterando ou propondo as modificações que julgar necessárias.

Pedro Simon também aconselhou o governo a iniciar um programa de combate à sonegação no âmbito da Previdência Social, observando que o principal problema da Previdência é a corrupção. Os escândalos são quase diários, assinalou, daí a necessidade de uma ação urgente do governo.

O líder da minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB), em aparte, disse não estar convencido de que o governo irá votar a PEC paralela na Câmara, apesar dos compromissos assumidos. Ele acha que o governo não aceita as alterações introduzidas na proposta original pela emenda paralela, entre as quais a definição de subtetos diferenciados nos estados.

- É bom lembrar que a PEC paralela não tem prazo de tramitação na Câmara dos Deputados. Com isso o governo irá esquecer de votá-la - ironizou Efraim Morais, ao anunciar que estará atento ao encaminhamento da proposta.



06/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede garantia de que reforma "paralela" será votada

Relator diz que PEC paralela será votada na Câmara quando pauta estiver desobstruída

Lobão cobra aprovação da PEC paralela na Câmara, exigindo cumprimento de acordo feito com o governo

Tebet pede que Câmara vote PEC paralela e cumpra acordo

Magno Malta crê que PEC paralela será aprovada na Câmara

Paim diz que, se depender de João Paulo, PEC paralela será aprovada na Câmara