Simon pede mais debate sobre inviolabilidade dos escritórios de advocacia e defende veto a projeto aprovado



Na opinião do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o projeto (PLC 36/06) aprovado no Congresso Nacional que cria a inviolabilidade dos escritórios de advocacia deve ser vetado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e debatido com profundidade pelos parlamentares.

- Nem ouvi falar nesse projeto, não sabia que estava tramitando e não sabia que tinha sido votado - afirmou, em discurso nesta segunda-feira (4).

Para Simon, "não há argumento que diga que houve debate e discussão" a respeito do tema, cuja votação ocorreu "incrivelmente sem a seriedade que merecia". Ele também pediu limites aos acordos de líderes para a votação de proposições, ainda que reconheça a necessidade desses acordos, já que o Senado "quase não vota por viver com a pauta trancada por medidas provisórias".

- Mas não pode votar escondido, por baixo da perna, sem a Casa saber o que é - protestou.

A matéria, de autoria do deputado Michel Temer, foi aprovada no dia 9 de julho em Plenário, e foi relatada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS). Ela altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), reforçando a inviolabilidade dos locais de trabalho e instrumentos profissionais dos advogados. A nova redação do dispositivo somente permite a busca e apreensão nos escritórios de advocacia quando o advogado for o acusado do crime, impedindo que as informações colhidas na diligência sejam utilizadas contra clientes do profissional.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em aparte, sugeriu que, caso a proposta seja vetada pelo presidente Lula, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, deve convocar sessão do Congresso Nacional para realizar um "debate de profundidade" e decidir pela manutenção do veto presidencial ou não. Simon apoiou a sugestão.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira diz que seria um equívoco veto ao projeto que garante inviolabilidade dos escritórios de advocacia

Sarney apela ao presidente Lula para que não vete projeto que garante inviolabilidade dos escritórios de advocacia

Valter Pereira contesta Simon sobre projeto que trata da inviolabilidade de escritório de advogado

Simon pede à Mesa anulação de ato que transfere cargos para escritórios estaduais

CUT pede ampliação do debate sobre veto à Emenda 3

Aprovado projeto que regulamenta a Advocacia do Estado