SIMON PEDE PRESSA À CÂMARA: "VAMOS EMENDAR LEI ELEITORAL"
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou hoje (dia 26) os deputados federais para que apressem a votação da Lei Eleitoral, com as normas para as eleições de presidente, governadores, deputados e senadores no ano que vem. "A Câmara dos Deputados não pode adiar mais. Tem de votar logo, porque nós vamos emendar a lei aqui no Senado. E não adianta depois dizer que não tem tempo para o assunto voltar à Câmara", afirmou.
Simon discordou totalmente do artigo do substitutivo do deputado Carlos Apolinário que permite presidente e governadores candidatos à reeleição inaugurarem obras nos 60 dias que antecedem as eleições. O senador pediu aos deputados que aceitem a emenda que manda o Poder Público financiar todas as eleições, impedindo que empresas ou pessoas façam contribuições de campanha. Simon apóia totalmente o artigo que proíbe qualquer truque ou montagem televisiva durante o horário eleitoral.
- É a grande chance que temos de moralizar e democratizar as eleições brasileiras, deixando para trás as manipulações e as fraudes. Precisamos é do financiamento público, porque assim milionário não vai poder gastar com sua eleição e nem com a de candidatos de sua preferência. É da maior importância que no horário eleitoral o candidato se apresente praticamente ao vivo. Se ele for competente,vai convencer. Sem dinheiro dos milionários, todos terão chances iguais - assinalou Pedro Simon.
26/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vídeo | Jucá: ‘Vamos mandar para a Câmara uma boa lei eleitoral’
OSMAR DIAS PEDE PRESSA NA TRAMITAÇÃO DE PROJETO NA CÂMARA
Pedro Simon pede criação de Câmara Setorial do Leite
SIMON PEDE À CÂMARA MAIS AGILIDADE NA VOTAÇÃO DE PROJETOS DO SENADO
Vídeo | Marco Maia: 'Não vamos aprovar nada que tire prerrogativas da Câmara'
Pressa na Câmara