Simon pede que Ordem do Dia seja divulgada com antecedência



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) protestou nesta quinta-feira (20) no Plenário contra o que considerou insuficiência de informações aos senadores sobre os itens da Ordem do Dia. O senador lamentou ter perdido a votação do projeto de minirreforma eleitoral, aprovada pelo Senado na terça-feira (18). Ele afirmou ter ficado "muito magoado" com a falta de informações sobre a votação da matéria que altera importantes aspectos da legislação eleitoral em vigor, e concluiu que, com sua participação, "alguma coisa podia ser votada diferente, modéstia à parte".

Simon afirmou que, tendo recebido a informação de que a única matéria que seria votada no dia 18 era o Orçamento da União, foi surpreendido quando retornou ao Plenário, um pouco mais tarde, e soube que a minirreforma eleitoral acabara de ser aprovada.

- Isso não pode, senhor presidente. Eu estava preparado para debater, tinha meus destaques. Tenho uma série de projetos sobre o assunto, tanto que vários dos que estão tramitando aí ou são meus ou foram modificados - assegurou.

Simon atribuiu a persistência dessa falha aos atropelos provocados pela crise que afeta a vida política e o próprio Congresso desde meados de 2005 e reconheceu que o presidente Renan Calheiros "não tem má vontade". Mas lembrou que, durante os mandatos dos senadores José Sarney e Antonio Carlos Magalhães na presidência do Senado, os itens da Ordem do Dia eram publicados no começo de cada mês.

- Sei que existem as medidas provisórias que trancam a pauta, que o ambiente está muito tumultuado, mas precisamos saber, com antecedência, o que vamos votar, como era antes - disse Simon.

Na presidência dos trabalhos, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou ao colega gaúcho que a Mesa recebia seus protestos.



20/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON PEDE QUE NOVO HOSPITAL DA REDE SARAH KUBITSCHEK SEJA INSTALADO NO SUL

Versão revisada do Manual de Garantia da Lei e da Ordem é divulgada

SIMON: "ACHO DIFÍCIL QUE ITAMAR SEJA CANDIDATO"

Suplicy sugere que Simon seja relator do projeto Ficha Limpa

Pedro Simon festeja os 800 anos da Ordem de São Francisco

Simon propõe que reforma tributária seja feita nos meses de janeiro e fevereiro