Simon propõe primárias para a próxima eleição



Após afirmar que não existe candidatura nata à Presidência da República em qualquer partido, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) propôs nesta segunda-feira (17) que os partidos realizem prévias no mesmo molde das eleições norte-americanas. Simon assinalou que foi o instituto das prévias que viabilizou a candidatura de Barack Obama, em detrimento da senadora Hillary Clinton.

- Em vez de fazer um conchavo, os candidatos vão se reunir e iniciar um grande debate percorrendo o Brasil para depois decidir uma maneira de escolher o candidato. Muda a eleição: em vez de conchavo, de troca-troca, uma eleição de grandes teses. Não é apenas a propaganda, são os debates que mostram quem é quem - afirmou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse, em aparte, que como o Senado não se transformou num foro de debate sobre o futuro do Brasil, decidiu formar um grupo para, no próximo ano, debater em universidades de todo o país. O grupo é formado inicialmente pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), e pela presidente do PSOL e ex-senadora, Heloísa Helena, além dele próprio. O senador disse que a proposta está aberta aos demais partidos.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) apoiou a iniciativa. Para ele, essa é a melhor maneira de o povo brasileiro descobrir "o seu Obama". O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) também apoiou a idéia de realização de primárias no Brasil, até para que o PMDB encontre um líder para guiar o partido.



17/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon comemora eleição de ACM Neto para Corregedoria da Câmara

Projeto que institui eleição para diretores de escolas será votado na próxima semana

Desincompatibilização de cargo para disputar eleição será votada na próxima quarta-feira

PARGA PROPÕE ELEIÇÃO PARA SUPLENTE DE SENADOR

Suplicy propõe eleição direta para suplente de senador

Ana Amélia propõe voto aberto para eleição da Mesa do Senado