Simon questiona ministro sobre regiões carentes do RS
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) questionou o ministro da Integração Regional Ciro Gomes, durante audiência pública realizada terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos, acerca da adoção de projetos de desenvolvimento em benefícios da chamada Metade Sul e do extremo norte do estado do Rio Grande do Sul. Essas regiões, segundo o senador, -são tão carentes de recursos federais quanto o Norte e o Nordeste do país-.
Simon defendeu a criação de uma agência de desenvolvimento para a Região Sul, nos moldes em que estão sendo recriadas as extintas Sudam e Sudene. O ministro, disse Simon, será convidado a debater o assunto no Rio Grande do Sul, para que possa sentir o problema de perto e verificar a necessidade de se estimular um novo ciclo de desenvolvimento na região.
O novo formato da Sudam e Sudene deverá surgir dos estudos que estão sendo realizados por um grupo de trabalho formado por representantes dos Ministérios da Fazenda, da Casa Civil, do Meio Ambiente e da Integração Nacional. Conforme o ministro, o governo federal está consciente de que a tradicional divisão política regional do Brasil já não é mais adequada para fins de planejamento estratégico.
21/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE vai ouvir presidente do Codefat sobre aplicação de recursos às regiões carentes
JÁDER QUESTIONA MINISTRO SOBRE COMPETIÇÃO NA LICITAÇÃO
SUPLICY QUESTIONA MINISTRO DA SAÚDE SOBRE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Presença de médicos estrangeiros em regiões carentes é polêmica
Garibaldi questiona ministro sobre papel da vídeo-conferência na aceleração de processos
JUCÁ ELOGIA PROPOSTA DE ORÇAMENTO E SUPLICY QUESTIONA MINISTRO SOBRE PROER