Suassuna manifesta preocupação com política de petróleo no Brasil



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) manifestou preocupação com a política de petróleo no Brasil, por entender que não está havendo suficiente prospecção do produto com a finalidade de aumentar as reservas do país. Ele afirmou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP), responsável por essas atividades, não está recebendo os recursos que lhe são destinados por lei.

- Nos últimos três anos, a agência deveria ter recebido R$ 6 bilhões para atividades de prospecção e pesquisa, no entanto recebeu, apenas, R$ 6 milhões, o restante foi colocado no caixa do Tesouro para despesas correntes. Que tipo de prospecção é possível fazer com quantia tão irrisória? - indagou.

Suassuna afirmou que, logo após as eleições, vai reunir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para apresentar requerimentos de audiência pública para ouvir a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, os presidentes da Petrobras, José Eduardo Dutra, da Transpetro, Sérgio Machado, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Sebastião do Rego Barros.

 O senador disse que o Senado precisa estar plenamente informado sobre a política de petróleo do país, para poder sugerir modificações e providências no sentido da expansão da produção com a finalidade de se obter a auto-suficiência no mais breve tempo possível.

Em especial, ele manifestou sua preocupação com a falta de prospecção petrolífera no estado da Paraíba, quando o estado vizinho, o Rio Grande do Norte, já produz petróleo há muito tempo. Como o lençol petrolífero deve ser o mesmo nos dois estados, disse Suassuna, "a Paraíba está sendo lesada em seus interesses".

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) disse que seu estado, o Maranhão, também deve ter petróleo, embora não esteja havendo prospecção lá, no momento. Ele concordou com Suassuna sobre a importância para o Brasil do incremento das atividades de pesquisa petrolífera e, portanto, da destinação de mais recursos à ANP para financiá-las.



21/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos manifesta preocupação com má gestão da política cafeeira

Tião Viana manifesta preocupação com retrocessos da reforma política

Valter Pereira manifesta preocupação com rumos da reforma política

CAMPOS MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM POLÍTICA MONETÁRIA, MAS DÁ CRÉDITO DE CONFIANÇA AO BC

Papaléo manifesta preocupação com aumento da corrupção no Brasil

Ademir manifesta preocupação com a "fuga de cérebros" do Brasil