SUASSUNA QUER EXPLICAÇÕES DO BC SOBRE INTERVENÇÃO NO ECONÔMICO



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) comunicou hoje (dia 29) a apresentação derequerimento à Comissão de Assuntos Econômicos, convocando o presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, para que explique, em reuniãosecreta, a atuação da entidade no episódio da intervenção no Banco Econômico, "as normas que regulamentam as suas ações, quais os limites que determinam a intervenção e "a falta de transparência para a sociedade e para o Congresso Nacional".

De acordo com Suassuna, o BC injetou US$ 3,5 bilhões para cobrir o rombo do Econômico,antes de informar a respeito à sociedade e ao Parlamento. "Qual é o padrão do Banco Central? Quanto é preciso entrar no vermelho antes de intervir?", indagou o senador.

Dizendo ter sido convencido pelo líder do governo, senador Élcio Alvares (PFL-ES), a não apoiar a solicitação de instalação da CPI do Sistema Financeiro,pois, como frisou, seriaapenas mais um "oba-ba-ô", Suassuna garantiu que não abrirá mão de utilizar todos os meios e instrumentos disponíveis para esclarecer o episódio, como o requerimento de convocação. "É preciso que haja transparência para que saibamos com antecedência quais os bancos que estão em dificuldade", concluiu.



29/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bornhausen quer explicações sobre P-52 e AES

Suassuna nega intervenção em diretórios municipais do PMDB na Paraíba

Simon quer explicações sobre contradição dos EUA

Heloísa Helena quer explicações sobre o BNB

Camata quer explicações sobre licitação da ANP

Sarney quer explicações sobre recontratação de 1.237 terceirizados