SUASSUNA REITERA APOIO À EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO FHC



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) contestou em plenário, nesta quinta-feira (dia 18), trechos da coluna de Márcio Moreira Alves, publicada pelo jornal O Globo, em que o jornalista o acusa de ser contrário às diretrizes da equipe econômica do governo Fernando Henrique Cardoso. "Quero esclarecer que comungo da postura da atual equipe econômica, que foi quem buscou a solução para os problemas da dívida", salientou Suassuna.
O senador paraibano citou os resultados "positivos" obtidos recentemente pela economia brasileira, e disse que os fatos acabaram derrubando os argumentos das "aves negras que diziam que a economia ia ser destroçada". Apesar dessa visão favorável em relação à equipe econômica, concordou quando Márcio Moreira o considerou, em trechos da matéria, "assustado em relação aos grandes problemas vividos pela República".
Um dos desafios nacionais citados por Suassuna diz respeito à crise das empresas de aviação. Para ajudar a solucionar a questão, o senador informou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve promover, na próxima semana, uma audiência pública com os presidentes das companhias aéreas, aeroviários, aeronautas, e demais representantes do setor de aviação civil.
"É preciso que essa crise seja equacionada, já que a aviação é um vetor importante para a vida econômica do país", disse. Ainda em relação aos grandes temas nacionais, Ney Suassuna revelou-se preocupado com a situação do balanço de pagamentos, o fraco desempenho das exportações, a desnacionalização das indústrias petroquímica, siderúrgica e de telecomunicações, além da crescente dolarização dos países das Américas do Sul e Central.
Ao final de seu pronunciamento, o senador paraibano registrou sua satisfação pela "pacificação" do PMDB da Paraíba. Segundo ele, o partido conseguiu um acordo entre as lideranças políticas locais, comparado "a uma plantinha que dará uma árvore frondosa". Na sua opinião, o grupo do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) e do governador José Maranhão demonstraram "sabedoria e humildade, cedendo no momento certo, para que seja construída a paz no Estado".

18/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ney Suassuna exalta qualidade de debate com a equipe econômica

Suassuna critica equipe econômica por ordenar execução de dívidas de agricultores nordestinos

Cristovam aponta possível substituição na equipe econômica do governo

Cyro Miranda volta a criticar equipe econômica do governo

Walter Pinheiro elogia equipe econômica do governo no controle da inflação

TEBET PEDE SENSIBILIDADE DO GOVERNO E DIZ QUE EQUIPE ECONÔMICA VIVE "EM REDOMA DE VIDRO"