Subcomissão de Extração Mineral visitará o Pará



Será no dia 9 de maio a primeira viagem da Subcomissão Temporária de Extração Mineral. Os integrantes da subcomissão visitarão os municípios paraenses de Parauapebas, onde há extração de ferro, e de Canaã dos Carajás, que tem exploração de cobre. Na reunião desta quarta-feira (23), os parlamentares aprovaram a pauta de trabalhos a serem seguidos pelo colegiado, cujo principal objetivo é o de apresentar projeto de lei que torne mais justa a compensação financeira de extração mineral, paga aos municípios onde se desenvolve a atividade.

Além dessas viagens já agendadas, a subcomissão presidida pela senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) visitará também Itabira (MG), Araxá (MG) e a Serra do Navio, no Amapá. Outra linha de trabalho da subcomissão será a de ouvir representantes de empresas, universidades, entidades que estudam o tema, garimpeiros e governos municipais e estaduais, além de instituições do governo federal ligadas ao assunto, como o Ministério das Minas e Energia.

Durante a discussão da pauta, o senador Aelton Freitas (PL-MG) pediu a inclusão de Araxá na lista de municípios a serem visitados, lembrando ser esse município mineiro responsável por 94% da extração nacional de nióbio e que o Brasil responde por 90% da extração mundial desse mineral. O senador João Ribeiro (PFL-TO) apoiou a pauta apresentada e defendeu a revisão da legislação atual.

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), que já foi ministro de Minas e Energia, lamentou a pouca importância que a sociedade brasileira da à extração mineral e sugeriu que a subcomissão se informe sobre a experiência de outros países, como o Canadá e a Austrália. Os parlamentares decidiram que as reuniões da subcomissão serão sempre às 9h30 das quartas-feiras. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).




23/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão da Extração Mineral adia viagem ao Pará

Subcomissão de Extração Mineral ouvirá representantes do governo

Integrantes da subcomissão de extração mineral pedirão apoio ao presidente do Senado

Senadores da Subcomissão de Extração Mineral visitam Itabira, Araxá e Serra do Navio

Secretário admite mudança em compensação por extração mineral

Ana Júlia quer um aumento de até 7,5% nas compensações por extração mineral