SUBCOMISSÃO DE RÁDIO E TV VAI DISCUTIR CLASSIFICAÇÃO DE PROGRAMAS



A Subcomissão de Rádio e TV vai realizar audiência pública para debater as medidas que vêm sendo anunciadas pelo Ministério da Justiça com relação à classificação de programas de televisão. A audiência, ainda sem data marcada, foi solicitada pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), em requerimento aprovado nesta quarta-feira (dia 5) pela subcomissão.
Serão convidados a participar da audiência o secretário Nacional de direitos Humanos, José Gregori; a secretária Nacional de Justiça, Elizabeth Süssekind; o presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Joaquim Mendonça; o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão e Telecomunicações (Abratel), Roberto Wagner e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Jorge Cunha Lima.
A subcomissão aprovou, também, requerimento do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) para realização de audiência pública sobre a situação da Rede TV!, mantida pelo Grupo Ômega. Para tomar parte nessa audiência pública, serão convidados o diretor da TV Ômega, Amilcar Júnior; o jornalista Carlos Chagas, ex-diretor da TV Manchete em Brasília; o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro, Márcio Câmara Leal, e o funcionário da TV Manchete em São Paulo, Roberto Sousa Machado.
A proposta de emenda à Constituição que trata da propriedade das empresas jornalísticas e de radiodifusão também será tema de audiência pública na Subcomissão de Rádio e TV. Requerimento nesse sentido, do senador Amir Lando (PMDB-RO), foi aprovado na reunião desta quarta-feira. O senador ainda não forneceu à subcomissão a lista das pessoas que serão convidadas a participar da audiência.
Em sua próxima reunião, marcada para quinta-feira da semana que vem (dia 13), a subcomissão aprecia requerimento do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) convidando o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, para audiência pública. O tema da audidência ainda será detalhado pelo senador.
A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS) comunicou à Subcomissão de Rádio e TV que projeto da sua autoria que reduz em 20% o valor da taxas de fiscalização cobrada das televisões educativas foi encaminhado à Câmara, depois de aprovado no Senado. A matéria será apreciada em caráter terminativo.
A partir da próxima semana, a Subcomissão de Rádio e TV passará a se reunir quinzenalmente, às quintas-feiras, às 15h, conforme anunciou o senador Pedro Simon.

05/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE INSTALA SUBCOMISSÃO PARA ANALISAR PROGRAMAS DE RÁDIO E TV

CDH debate classificação indicativa de programas na TV

Heráclito pede retirada de MP sobre classificação de programas de TV

CE vota projeto que estabelece classificação etária para programas de TV

Campanha Não se Engane alerta os pais sobre classificação indicativa de programas

Secretaria de Justiça discutirá limites do Estado na classificação de programas de entretenimento