SUPLICY AFIRMA QUE PLANO REAL REDUZIU EMPREGOS NO PAÍS
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje (dia 2) que os pronunciamentos do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os três anos de implantação do Plano Real "mostram que o presidente está vendo o Brasil de forma rósea", quando "precisa de novos óculos" para ver os gravíssimos problemas sociais do país. Ele ressaltou que, na vigência do plano, o desemprego aumentou em São Paulo, Porto Alegre e Brasília.
Suplicy disse "que o povo brasileiro elegeu, em 1994, um presidente que dava prioridade, em sua campanha política, à geração de empregos". No entanto, conforme esclareceu, o Plano Real consolidou um movimento de desestruturação do mercado formal de trabalho e a criação de empregos informais não está sendo suficiente para compensar o fechamento dos postos de trabalho.
Para o senador, a substituição de empregos com carteira assinada por ocupações informais vem sendo apontada pelo governo como um paliativo para o desemprego. Entretanto, observou, segundo economistas do Dieese e do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp, esses novos empregos são precários porque não dão garantias trabalhistas e oferecem, na média, rendimentos menores do que os empregos com carteira assinada.
Na opinião do senador, "o que se vê, agora,é que a saída não será encontrada a curto prazo, principalmente para os trabalhadores maiores de 45 anos". A propósito, Suplicy elogiou projeto do senador Flaviano Melo (PMDB-AC) que institui, entre outras medidas, o incentivo fiscal para as pessoas jurídicas que, na qualidade de empregador, possuam pelo menos 30% de seus empregados com idade superior a 40 anos. Ele explicou que o substitutivo apresentado à matéria pelo senador Lauro Campos (PT-DF) mantém os propósitos de Flaviano Melo e acrescenta novas sugestões ao projeto.
Eduardo Suplicy informou que, desde a implantação do Plano Real, o Brasil perdeu 733.177 empregos formais e, segundo levantamento feito pelo Cesit com base em dados do Ministério do Trabalho, a redução ocorreu em todos os setores da economia.
02/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Controle da inflação não reduziu desigualdades sociais, afirma Suplicy
OSMAR DIAS: 469 MIL EMPREGOS FECHADOS DURANTE O PLANO REAL
Suplicy critica herança financeira do Plano Real
SUPLICY AVALIA OS QUATRO ANOS DO PLANO REAL
Marco Maciel diz que Plano Real mudou o cotidiano do país
Roberto Cavalcanti diz que Plano Real transformou o Brasil em outro país